A brasileira Laura Pigossi é a campeã do W50 de Pretória, na África do Sul, torneio com premiação de US$ 40 mil (R$ 198,1 mil), jogado no piso duro. Neste sábado (2), ela derrotou a belga Hanne Vandewinkel por 2 sets a 1, parciais de 6/2, 4/6 e 7/5, em 2h17min de partida e conquistou seu primeiro título na temporada.
Número 123 do ranking mundial e com vaga no torneio de simples dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, por ter sido medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023, Pigossi vai somar 50 pontos na classificação da WTA e subirá oito posições, chegando ao 115º lugar.
Laura começou a decisão perdendo o saque, mas logo na sequência devolveu a quebra e deixou tudo igual. Com um jogo mais encaixado, ela conseguiu mais dois breaks, no sexto e no oitavo games, e fechou o set inicial com tranquilidade, marcando 6/2.
Na segunda parcial, a belga que é a número 315 do mundo, quebrou o serviço da brasileira em duas oportunidades e fechou em 6/4, forçando o set decisivo, em que Laura Pigossi chegou a liderar em 5/2. Porém, com uma impressionante reação, Vandewinkel permitiu apenas um ponto nos três games seguintes para a paulista, empatando em 5/5.
Mas apesar de toda a dificuldade na reta final, Pigossi conseguiu finalmente confirmar o saque e voltar a liderar em 6-5, jogando a pressão para a adversária que sacou para forçar um tie-break. A belga sentiu o momento, e, no primeiro match point que teve, a brasileira fez 7/5 e garantiu o título.
Este foi o décimo troféu de simples conquistado por Laura Pigossi no circuito da ITF. Ela ainda tem um título de Challenger, o maior de sua carreira, em Buenos Aires em 2023.