Em uma final de duas promessas do tênis brasileiro, Gustavo Heide derrotou João Fonseca, neste domingo (24), por 2 sets 1, parciais de 7/5, 6/7 (6) e 6/1, em 3h15min de partida e sagrou-se campeão do Aberto do Paraguai, torneio Challenger da ATP com premiação total de US$ 82 mil.
Cabeça de chave número 8, Heide vinha de eliminar na semifinal o peruano Juan Pablo Varillas, principal favorito do torneio. Aos 22 anos, o medalhista de ouro nas duplas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 garantiu o primeiro título de um torneio deste porte na carreira. Com a vitória, ele faturou US$ 11.200 e 75 pontos no ranking, saindo do 225º lugar para o 174º. Fonseca, por sua vez, ganhou 44 pontos e avançará 56 colocações, chegando ao número 285 no ranking.
A final foi muito equilibrada nos dois sets inciais com os dois jogadores alternando o controle. Fonseca, de apenas 17 anos, também disputou a primeira decisão Challenger da carreira e pareceu um tano nervoso no começo do confronto, cedendo o saque em duas oportunidades, no primeiro e quinto games, o que fez Heide abrir 4-1.
Mas o campeão júnior do US Open de 2023 reagiu e com quebras no sexto e décimo games empatou em 5-5. Porém, voltou a ceder o serviço em 6-5 e logo depois perdeu a parcial que teve 66 minutos.
No segundo set, Heide precisou de atendimento médico logo após o primeiro game. Recuperado de um batida na perna direita, após uma queda, ele perdeu o saque em 2-0, mas se recuperou em 2-3, para logo depois ser quebrado mais uma vez e ver Fonseca chegar a 4-2 e saque. Porém o carioca foi quebrado quando sacava para empatar. No tie-break, ele se recuperou e conseguiu marcar 8 a 6, em 70 minutos de disputa.
O ritmo intenso cobrou os jogadores no terceiro set e quem levou a pior foi João Finsecam qye perdeu o saque no quarto e sexto games e viu o compatriota comemorar o título.