A delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris segue aumentando. Depois da classificação da dupla do vôlei de praia Ana Patrícia e Duda, foi a vez da gaúcha Georgia Furquim carimbar o passaporte no tiro esportivo.
Natural de Santa Maria, a atleta de 27 anos confirmou classificação no Skeet feminino ao se garantir na final do Campeonato das Américas, em Santo Domingo, na República Dominicana. A gaúcha terminou a fase classificatória em quinto lugar com 111 acertos de 125 pratos possíveis e ficou com a vaga olímpica porque as atletas do Chile, México e Peru já tinham a vaga, enquanto os Estados Unidos têm outras duas atletas garantidas nos Jogos.
Georgia Furquim é a segunda atleta do Skeet feminino brasileiro a conquistar a vaga para os Jogos Olímpicos. A primeira foi a paulista Daniela Carraro nos Jogos Rio 2016, enquanto a também gaúcha Janice Teixeira foi a primeira na Fossa Olímpica na mesma competição.
Na final, nesta quinta-feira (7), ela terminou com a sexta colocação somando 15 acertos. A peruana Daniella Borda ficou com o ouro, enquanto a norte-americana Julia Nelson e a chilena Fracisca Crovetto completaram o pódio.
Os brasileiros não conseguiram passar à fase decisiva no masculino. Roberth Vieira terminou em 21º lugar (113/125), Rodrigo Simões em 28º (109/125) e Renato Portella em 36º (103/125).
Agora, a delegação brasileira tem 163 vagas conquistadas em 29 modalidades, sendo 101 femininas e 47 masculinas, além de outras 15 sem gênero definido no hipismo e revezamentos da natação.