Assim como a América do Sul tem a Libertadores e a Europa tem a Champions League, a América do Norte e Central também tem o seu principal torneio de clubes. A Champions Cup da Concacaf já está sendo disputada, mas a partir desta quinta-feira (7) vai contar com Lionel Messi e Luis Suárez pela primeira vez no torneio.
O Inter Miami estreia na competição contra o Nashville, também dos Estados Unidos. O jogo ocorre a partir das 23h (horário de Brasília) e é o primeiro do confronto de oitavas de final. Ao todo são 27 equipes que disputam a Champions Cup, totalizando nove países representados na competição.
Na primeira rodada, 22 times entraram em campo, com 11 se classificando às oitavas de final. A partir dessa fase entram cinco equipes, entre elas o Inter Miami, atual vencedor da Leagues Cup, dos EUA. Os outros clubes são:
- Robinhood (Surinami) - campeão da Copa do Caribe
- Alajualense (Costa Rica) - campeão da Copa Centro-Americana da Concacaf
- Pachuca (México) - campeão da Liga Mexicana
- Columbus Crew (EUA) - campeão da MLS
O campeão do torneio se classifica para o Mundial de Clubes de 2024 e para a edição especial que vai ocorrer pela primeira vez em 2025.
Confira o chaveamento da Champions Cup:
Os confrontos serão definidos em dois jogos até a grande final, que será disputada no dia 2 de junho deste ano. O grande embate ainda não tem um local definido.
O atual campeão do torneio é o León, do México, que venceu pela primeira vez o título continental. O maior vencedor é o América-MEX, com sete conquistas, seguido por Cruz Azul (6), Pachuca e Monterrey (5), sendo todos mexicanos. O primeiro clube de outro país com mais títulos é o Deportivo Saprissa, da Costa Rica, com três.
Apenas três equipes dos Estados Unidos venceram a competição: D.C. United, Los Angeles Galaxy e Seattle Sounders. Portanto, o Inter Miami de Messi e Suárez tem a chance de entrar nessa lista em 2024, logo na primeira participação em um torneio continental.