A cidade de Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul, receberá a primeira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe, a partir desta quinta-feira (14) até o próximo domingo (17). Essa será a primeira das cinco etapas do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS) em 2024.
O campeão mundial Adriano de Souza, a vice-campeã mundial Silvana Lima e dois surfistas que se classificaram para representar seus países nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a brasileira Tainá Hinckel e o peruano Alonso Correa, são alguns destaques entre os inscritos para competir em Torres.
Depois de 20 anos longe da Praia dos Molhes, a etapa reabrirá a temporada 2024/2025 da WSL South America. O evento no Rio Grande do Sul trará novidades neste ano. Entre elas, o aumento de 50% na premiação dos QS 1000 masculinos e femininos, que é distribuída em igualdade para homens e mulheres.
Este é o terceiro ano do Circuito Banco do Brasil de Surfe promovendo etapas regionais da WSL South America. Elas marcam pontos no ranking que decide os títulos sul-americanos da temporada e classificam sete homens e três mulheres para o Challenger Series, circuito de acesso para a elite da World Surf League.
Além de valer pontos para os rankings regionais da WSL South America, o Circuito Banco do Brasil de Surfe também tem um ranking próprio, computando os resultados dos atletas somente nas suas cinco etapas programadas para 2024. Todas valem 1.000 pontos, independente do status do evento ser QS 5000 ou QS 3000.
O campeão e a campeã recebem de prêmio, um convite para participar do Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil, que vai fechar o Challenger Series 2024. As outras quatro etapas deste ano já estão agendadas e a próxima é o Saquarema Surf Festival, de 15 a 21 de abril. As três últimas ainda terão os locais anunciados. A terceira será nos dias 2 a 5 de maio, a quarta de 21 a 25 de agosto e a última de 26 a 29 de setembro.