As ondas de Portugal parecem abraçar os surfistas brasileiros. Depois de início ruim na temporada do Circuito Mundial, com nenhum atleta entre os melhores nas etapas de Pipeline e Sunset Beach, a legião verde e amarela largou bem em Peniche nesta terça-feira (6), com cinco dos sete representantes garantindo classificação.
Samuel Pupo ganhou a bateria 10, Caio Ibelli foi o melhor da bateria 11, com Italo Ferreira, em segundo, enquanto Yago Dora se garantiu em segundo na 12ª e última bateria do dia. Além deles, Miguel Pupo, na nona, também avançou com a segunda melhor marca. Gabriel Medina e Deivid Silva terão de disputar a repescagem.
Deivid Silva abriu o dia para os brasileiros na bateria 2, diante dos havaianos Barron Mamiya (vencedor em Pipeline) e Imaikalani de Valut e ficou em terceiro com somente 9,84 pontos no total. Mamiya anotou 11,77 e o compatriota fez 10,07.
Já na bateria 9, foi a vez de Miguel Pupo ir à água e ficar atrás do surpreendente marroquino Ramzi Boukhiam, que já havia feito bonito em Sunset Beach e cravou 11,27, diante de 10,50 do brasileiro. O australiano Ryan Callinan terminou em último, com 8,43.
Samuel Pupo foi o melhor brasileiro do dia, com incríveis 15 pontos em bateria com Gabriel Medina, que ganhou vaga aos Jogos de Paris-2024 vencendo o ISA Games, e o italiano Leonardo Fioraventi. As grandes manobras, com direito a aéreo, garantiram um 8,33 e um 6,67. O italiano passou em segundo com 11,80, enquanto Medina pouco fez e terminou somente com 8,16.
Logo depois, foi a vez de Caio Ibelli e Italo Ferreira travarem bela batalha, terminando com as duas vagas com 13,90 e 12,93, respectivamente. O havaiano Ian Gentil acabou na repescagem, com 10,73.
Por fim, Yago Dora também garantiu vaga na próxima fase ao ficar atrás do português Frederico Morais, que terminou a última bateria com 13,10. O brasileiro cravou 11,80 e o australiano Liam O'Brien acabou como coadjuvante, com apenas 7,90.
A surpresa do dia foi o japonês Kanoa Igarashi caindo para a repescagem contra os havaianos Seth Muniz e Eli Hanneman. O australiano Jack Robbinson foi o melhor em sua bateria e o americano John John Florence avançou como segundo ao ser surpreendido por Jacob Willcox.