A Assembleia Geral da Organização Desportiva Sul-americana (Odesur) encerrou, neste sábado (23), uma série de eventos internacionais organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) nos últimos três dias, no Rio de Janeiro. Juntamente com o Fórum Sul-americano do Esporte e a Reunião do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade dos Comitês da América Latina, um intenso intercâmbio de ideias e projetos foi colocado em debate com o objetivo de desenvolver cada vez mais o esporte no continente.
— Nos últimos três dias, pudemos compartilhar conhecimento, aprender, interagir e escrever o futuro que queremos para o Movimento Olímpico Sul-americano. A troca de experiências geralmente resulta em excelência, que é um dos pilares do Movimento Olímpico e objeto de busca incessante do Comitê Olímpico do Brasil. O esporte olímpico do continente esteve em casa, e para nós brasileiros receber nossos vizinhos, foi motivo de orgulho e enorme alegria—declarou Paulo Wanderley, Presidente do COB e Vice-Presidente da Odesur.
Os três eventos abriram possibilidades de discussões de temas tão atuais como equidade, mulher no esporte e esporte seguro. A relação entre o esporte e a sustentabilidade teve destaque especial na programação com a presença do gerente de Sustentabilidade do Comitê Olímpico Internacional, Fabrizio D´Angelo. O presidente da Panam Sports, Neven Ilic também esteve no Rio de Janeiro prestigiando os eventos.
No Fórum, o COB apresentou algumas de suas ações de maior sucesso como o modelo de distribuição dos recursos da Lei das Loterias, detalhando os critérios de distribuição com indicadores esportivos e de gestão; modelo de desenvolvimento esportivo; programa de transição de carreira para atletas; plano de ação da área Mulher no Esporte, baseada em estudos científicos focados nas treinadoras; estratégias de comunicação para monetização de redes e produção de conteúdo em parceria com influencers; Laboratório Olímpico e sua equipe multidisciplinar; e estratégias de marketing em eventos para busca de mais recursos.
Um dos pontos altos da programação foi a visita ao Centro de Treinamento do COB, que impressionou positivamente a todos os participantes pela estrutura de ponta colocada à disposição dos atletas brasileiros na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris.
— A organização dos eventos foi perfeita. Gostaria de agradecer ao Comitê Olímpico do Brasil pelo trabalho em conjunto com a Odesur para realizar esses eventos nos últimos três dias. Para nós, é uma grande alegria que o país líder na América do Sul tenha nos aberto as suas portas desta forma. O Brasil é um exemplo a se seguir pelo grande trabalho e a ideia é que todos pudessem ver o que está sendo feito pelo COB. Todos os debates foram muito enriquecedores e úteis. O Movimento Olímpico sul-americano ganha cada vez mais força e é muito importante a integração de todo o nosso continente — afirmou Camilo Perez Lopez Moreira, Presidente da Odesur.
Além da Assembleia Geral, a Odesur reuniu seu comitê executivo e as comissões de Atletas, Técnica, Médica e de Equidade, Mulher e Esporte Seguro.