Nesta quarta-feira (21), o Barcelona visita o Napoli pelo jogo de ida das oitavas de final da Uefa Champions League. A partida, que ocorre às 17h (horário de Brasília), pode marcar a estreia do atacante Vitor Roque no principal torneio do futebol europeu. O jovem chegou ao clube da Catalunha em janeiro e já soma dois gols em oito jogos.
Vitor Roque pode se inspirar no histórico de outros atacante do Brasil que possuem bons números Liga dos Campeões. Há vários nomes de peso ocupando posições privilegiadas na artilharia da competição. No top 10 de goleadores brasileiros em Champions, aparecem astros como Neymar, Adriano Imperador e Romário, entre outros. Luiz Adriano, do Inter, e Jardel, ex-Grêmio, também estão presentes na lista.
Cabe citar, ainda, que craques como Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho também tiveram lindas trajetórias no torneio europeu. No entanto, eles não conseguiram entrar na lista dos 10 que mais balançaram as redes.
Relembre como foram as estreias dos 10 maiores artilheiros do Brasil na Champions League:
- 10. Romário (20 gols em 32 jogos): a estreia do baixinho em Champions foi pelo PSV Eindhoven, da Holanda, contra o poderoso Real Madrid, pela edição 1988/89. Os merengues saíram na frente, mas a equipe holandesa buscou o empate por 1 a 1 com um gol justamente do craque brasileiro, que depois se tornaria um "carrasco" dos merengues no Barcelona.
- 9. Roberto Firmino (22 gols em 57 jogos): Firmino só foi fazer sua estreia em Champions em sua terceira temporada pelo Liverpool. Na ocasião, ele foi titular e passou em branco na vitória por 2 a 1 sobre o Hoffenheim, pelos playoffs de classificação da temporada 2017/18. Curiosamente, ele defendeu o próprio Hoffenheim por vários anos, mas nunca jogou a Liga dos Campeões pelo clube alemão.
- 8. Luiz Adriano (22 gols em 55 jogos): em sua segunda temporada pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, Luiz Adriano fez sua estreia em Champions na 2ª fase preliminar da edição 2007/08, contra o Pyunik, da Armênia. O brasileiro passou em branco na vitória por 2 a 1 da equipe laranja e preta, mas depois desandaria a fazer gols nos próximos anos.
- 7. Adriano (22 gols em 34 jogos): após passar por Fiorentina e Parma, o "Imperador" jogou a Champions pela primeira vez com a Inter de Milão, na temporada 2004/05. O canhoto demorou só 19 minutos para balançar as redes, anotando o tento nerazzurro no empate por 1 a 1 com o Basel, da Suíça, pela 3ª fase preliminar do torneio continental.
- 6. Gabriel Jesus (24 gols em 43 jogos): depois de ser contratado do Palmeiras, Gabriel Jesus teve oportunidade de fazer sua estreia em Champions na 2ª temporada pelo Manchester City. Ele foi titular e marcou na goleada por 4 a 0 sobre o Feyenoord, da Holanda, pela fase de grupos da temporada 2017/18.
- 5. Élber (27 gols em 73 jogos): após passagens de sucesso por Grasshoppers, da Suíça, e Stuttgart, da Alemanha, Élber teve a oportunidade de jogar a Champions pela primeira vez logo após ser contratado pelo gigante Bayern de Munique. Ele foi titular, mas não marcou no triunfo por 2 a 0 dos bávaros sobre o Besiktas, da Turquia, pela fase de grupos de 1997/98.
- 4. Jardel (29 gols em 46 jogos): ao ser contratado pelo Porto, após boa passagem pelo Grêmio, Jardel teve estreia de luxo na Liga dos Campeões. Pela fase de grupos de 1996/97, o brasileiro anotou logo um doblete em cima do poderoso Milan, em uma histórica vitória de virada, por 3 a 2, dos Dragões em pleno San Siro. Detalhe: Jardel entrou em campo só aos 17 do 2º tempo!
- 3. Kaká (30 gols em 86 jogos): pouco depois de ser contratado do São Paulo, Kaká fez sua estreia em Champions logo na 1ª temporada pelo Milan. Foi na vitória por 1 a 0 sobre o Ajax de Ibrahimovic e Van der Vaart, no San Siro, pela fase de grupos da edição 2003/04. O brasileiro foi titular, mas não balançou as redes — algo que faria com frequência nos anos seguintes.
- 2.Rivaldo (31 gols em 78 jogos): o craque fez sua estreia na Liga dos Campeões em sua primeira temporada pelo Barcelona, que o contratou após Rivaldo se destacar no Deportivo La Coruña. O meia-atacante foi titular, mas não fez gols na derrota por 3 a 2 do Barcelona para o Newcastle, da Inglaterra, na partida de 1997/98 que ficou marcada por um hat-trick do colombiano Faustino Asprilla para os ingleses.
- 1. Neymar (43 gols em 81 jogos): o artilheiro absoluto do Brasil na história da Champions fez seu debute no torneio em sua primeira temporada no Barça após ser contratado do Santos. Neymar foi titular na goleada por 4 a 0 dos blaugranas sobre o Ajax, contribuindo com uma assistência para o astro Lionel Messi fazer um dos três gols que anotou naquela noite.