Apontado como a grande esperança do tênis masculino brasileiro, João Fonseca voltou a fazer história nesta quinta-feira (22) à noite ao derrotar o chileno Cristian Garín por 2 a 0, com um duplo 6/4 em 1h30min de partida disputada na quadra Guga Kuerten, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, e se classificar para as quartas de final do Rio Open.
Campeão júnior do US Open do ano passado, o tenista carioca de apenas 17 anos e seis meses superou uma marca que pertencia a Gustavo Kuerten e agora é o mais jovem brasileiro a se classificar para as quartas de um torneio da ATP. O ex-número 1 do mundo e tricampeão de Roland Garros atingiu esta fase em Umag, na Croácia, aos 19 anos e 11 meses em agosto de 1996.
Número 655 do ranking mundial, Fonseca disputou apenas sua terceira partida de ATP nesta quinta, enquanto Garín contabiliza cinco títulos no circuito e tem como melhor ranking a 17ª posição atingida em setembro de 2021, ano em que ele foi campeão no Rio de Janeiro.
Embalado pela ótima vitória diante do francês Arthur Fils, 36º do mundo, João Fonseca não parecia ser um debutante diante do chileno, dez anos mais velho. No set inicial, com devoluções profundas, ele incomodou o rival e conseguiu duas quebras de saque, segundo e décimo games. Garín chegou a devolver um break em 1-2, mas não conseguiu controlar os nervos e os erros.
Já a segunda parcial foi bem mais disputada, mas com João Fonseca sempre tendo mais facilidade para confirmar o serviço e chegar a seu primeiro match point no décimo game, quando quebrou o saque de Cristian Garín e assegurou a histórica vitória, que no momento o garante como o 342º lugar do ranking em uma atualização parcial da classificação.
Para aumentar seus recordes e subir ainda mais na lista da ATP, João Fonseca terá pela frente o argentino Mariano Navone, atual 113 do mundo, que veio do qualifying e que nesta quinta venceu o alemão Yannick Hanfmann (56º) por de 6/1 e 6/2. Este será o segundo confronto entre eles. No anterior, no challenger de São Leopoldo em 2022, o carioca venceu.