As primeiras zebras do Australian Open 2024 apareceram durante a segunda rodada do torneio simples feminino. A sexta colocada do ranking mundial Ons Jabeur foi atropelada pela russa Mirra Andreeva, de apenas 16 anos.
A tunisiana foi derrotada em 54 minutos de partida, por 2 a 0, com parciais 6/0 e 6/2. É a primeira vez que Andreeva disputa o Australian Open como profissional. Na última edição, a russa foi finalista do torneio juvenil.
Outra zebra envolveu a francesa Caroline Garcia, 19ª no ranking, que foi derrotada pela polonesa Magdalena Frech, que ocupa a 69ª colocação.
Favoritas que fugiram das zebras
Nem todas as favoritas tropeçaram. A segunda melhor do mundo, a bielorrussa Aryna Sabalenka venceu com facilidade sua adversária. Vitória por 2 a 0, parciais de 6/3 e 6/2, sobre a tcheca Brenda Fruhvirtova.
A norte-americana Coco Gauff, quarta do ranking, também avançou à terceira rodada. Ela venceu a compatriota Caroline Dolehide por 2 a 0, com parciais 7/6 (7/2) e 6/2. Outra representante dos Estados Unidos que venceu foi Jessica Pegula, que aplicou 2 a 0 contra a canadense Rebecca Marino.
Fechando o dia de disputa, a brasileira Bia Haddad Maia também venceu seu jogo com tranquilidade contra a russa Alina Korneeva.