No próximo sábado (20), a partir das 20h30, no palco da Scotiabank Arena, em Toronto, no Canadá, acontecem as duas primeiras disputas de cinturão do ano. Sean Strickland defende pela primeira vez o cinturão dos médios (até 84kg) contra o sul-africano Dricus Du Plessis.
No coevento principal, Mayra Bueno Silva (a Sheetara) disputa o cinturão peso-galo feminino (até 61kg) contra Raquel Pennington. Na mesma noite, a programação contará com mais brasileiros. O país também será representado no octógono por Polyana Viana e Priscila (a Pedrita).
Depois de chocar o mundo em setembro de 2023, ao vencer o então duas vezes campeão Israel Adesanya para faturar o título da categoria dos médios, Sean Strickland defenderá pela primeira vez o seu reinado contra Dricus Du Plessis. Será a 20ª luta do americano pela organização, pela qual estreou em 2014. Tarzan esteve na única edição do Ultimate em Porto Alegre, no ano de 2015. Na ocasião, perdeu para o argentino Santiago Ponzinibbio na decisão unânime dos juízes. O sul-africano Dricus "Stillknocks" Du Plessis chega ao topo da divisão defendendo uma sequência de oito vitórias consecutivas. Em sua última apresentação, em julho do ano passado, nocauteou o ex-campeão Robert Whittaker, em Las Vegas.
Na segunda luta mais importante de Toronto, a mineira Mayra Bueno Silva pode trazer de volta o cinturão peso-galo para o Brasil. Para conquistar o título, que ficou vago após a aposentadoria da multicampeã Amanda Nunes, Sheetara precisa superar Raquel "Rocky" Pennington. As duas atletas passam por ótimas fases: a brasileira tem três vitórias seguidas, e a americana, cinco.
Dentro do card preliminar, mais duas brasileiras tiveram suas lutas confirmadas. A "Dama de Ferro" Polyana Viana enfrenta Gillian Robertson, atleta da casa, na divisão peso-palha. Em agosto de 2023 no UFC Luque x Dos Anjos, Viana perdeu para a compatriota Iasmin Lucindo. Assim como Polyana, Robertson também vem de derrota, mas para Thabata Ricci, em junho.
Priscila Pedrita também vai encarar uma lutadora canadense, em Toronto. Diante de Jasmine Jasudavicius, a carioca busca se recuperar da finalização sofrida para Miranda Maverick, no UFC 291.
Onde assistir o UFC 297 :
- O serviço de streaming UFC Fight Pass transmite o evento na íntegra a partir de 20h30, no sábado (20).
Card principal - 0h
- Cinturão Peso-médio: Sean Strickland x Dricus Du Plessis
- Cinturão Peso-galo: Mayra Sheetara x Raquel Pennington
- Peso-meio-médio: Mike Malott x Neil Magny
- Peso-médio: Chris Curtis x Marc-André Barriault
- Peso-pena: Arnold Allen x Movsar Evloev
Card preliminar - 20h30
- Peso-galo: Brad Katona x Garrett Armfield
- Peso-médio: Chris Curtis x Marc-André Barriault
- Peso-pena: Charles Jourdain x Sean Woodson
- Peso-galo: Serhiy Sidey x Ramon Taveras
- Peso-palha: Gillian Robertson x Polyana Viana
- Peso-meio-médio: Yohan Lainesse x Sam Patterson
- Peso-mosca: Jasmine Jasudavicius x Priscila Cachoeira
- Peso-mosca: Malcolm Gordon x Jimmy Flick