Em um confronto onde o lado mental foi muito importante, Luisa Stefani manteve vivo o sonho de chegar à final das duplas femininas do Aberto da Austrália. Ao lado da holandesa Demi Schuurs, a 20ª do ranking assegurou a vaga nas quartas de final do torneio ao derrotar as rivais Ena Shabahara, do Japão, e Desirae Krawczyk, dos Estados Unidos, por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 6/2 e 7/6 (10/6) em 2h54min.
No caminho para chegar à decisão da competição, Luisa Stefani e Demi Schuurs vão ter pela frente, nas semifinais, outro desafio: a dupla formada pela belga Elise Mertens e a taiwanesa Su Hsieh.
— Elas já foram campeãs de Grand Slam juntas, vamos jogar nosso jogo, ir pra cima. Buscar melhorar nosso jogo, é nossa primeira vez juntas, então ainda existem coisas a serem melhoradas. Vamos buscar caprichar na próxima rodada — disse a brasileira.
O resultado desta segunda-feira (22) ganha ainda mais relevância por dois motivos: é a primeira vez que a brasileira compete ao lado de Schuurs e também mostra que Luisa está recuperada das dores do joelho, já que o Grand Slam é o seu primeiro evento na temporada.
Campeã do torneio nas duplas mistas ao lado de Rafael Matos no ano passado, ela agora vai tentar repetir a façanha de buscar o título nas duplas femininas em 2024 no torneio australiano.
No jogo, a primeira parcial apresentou uma disputa bastante equilibrada e teve 54 minutos de duração. As duplas mantiveram os seus serviços e a partida só foi definida com o triunfo da dupla formada pela brasileira e a holandesa.
No segundo set, Stefani e Schuurs sofreram com a irregularidade na devolução dos golpes. Ena Shabahara e Desirae Krawczyk abriram vantagem considerável e não tiveram dificuldades para fechar em 6/2 e deixar o confronto empatado em 1 a 1.
— Excelente jogo, montanha-russa de emoções, de qualidade também. Primeiro set fechamos bem, segundo começamos super abaixo, elas cresceram, continuaram no momento até o 4 a 1, 5 a 2 do terceiro. A partir dos match-points, a gente jogou super bem, demos mais uma chance de ficar no jogo, fomos ficando, melhorando e aí foi um jogo de qualidade de todas na quadra. Muito boa vitória e virada para sobreviver.
No set decisivo, porém, a dupla formada pela brasileira e a tenista holandesa "voltou" para o jogo e, após um início hesitante, o confronto foi equilibrado até o final. Depois de ver as rivais próximas da vitória ao impor uma vantagem de 5 a 2, Stefani fez a diferença ao salvar quatro match points. O duelo ficou empatado em 6 a 6 e, na parte final, a vitória foi confirmada com um 10 a 6.