A caminhada de Novak Djokovic rumo ao 25º título de Grand Slam superou mais um obstáculo neste domingo (21), com a vitória sobre o francês Adrian Mannarino para avançar às quartas de final do Aberto da Austrália.
Dominante do início ao fim, Djokovic fechou o jogo em 3 sets a 0, com parciais de 6/0, 6/0 e 6/3, em uma hora e 44 minutos. Com a vitória sobre Mannarino, o número 1 do mundo garantiu presença nas quartas de final do Grand Slam pela 58ª vez na carreira, igualando o recorde do suíço Roger Federer.
Além disso, 'Nole' chegou a 32 vitórias consecutivas em Melbourne Park. Sua última derrota foi em 2018, para o sul-coreano Chung Hyeon. Em 2022, ele não participou do torneio por não ter se vacinado contra a covid-19.
Seus números no torneio são impressionantes e agora ele soma 93 vitórias em 101 jogos disputados. Djokovic disputará as quartas do Australian Open pela 14ª vez, igualando o australiano John Newcombe e o espanhol Rafael Nadal. Federer, com 15, é quem mais jogou esta fase.
O tenista de 36 anos, começou sua campanha em 2024 de forma lenta, lutando contra uma virose e perdendo sets em seus primeiros jogos, mas seu nível disparou desde então. Na partida deste domingo, ele venceu os 13 primeiros games disputados
—Os últimos dias foram realmente bons. Estou em uma direção positiva— declarou o sérvio após a partida.
Além do 25º título de Grand Slam, Djokovic tenta este ano conquistar pela 11ª vez o Aberto da Austrália.
O próximo duelo do sérvio será contra o norte-americano Taylor Fritz, de quem venceu os oito confrontos entre eles até hoje. Nas oitavas, o cabeça de chave número 12 eliminou o grego Stefanos Tsitsipas por 3 a 1, parciais de 7/5 (3), 5/7, 6/3 e 6/3, após 3h10min de partida.
Com a vitória, Fritz igualou sua melhor campanha em Grand Slam, repetindo o feito de Wimbledon, em 2022.
* AFP