A tcheca Linda Nosková, 50ª do ranking mundial da WTA, e a ucraniana Dayana Yastremska, 93ª da classificação, vão se enfrentar nas quartas de final do Aberto da Austrália, após ambas se classificarem nesta segunda-feira (22) pela primeira vez a esta fase em um torneio de Grand Slam.
Noskova, top 50 aos 19 anos, se beneficiou do abandono da ucraniana Elina Svitolina, que sentiu uma lesão nas costas após apenas três games. Depois de receber atendimento médico, a jogadora de 29 anos, sem conseguir sacar e em lágrimas, desistiu com 20 minutos de partida, quando Nosková liderava o primeiro set por 3-0.
— Tive talvez um espasmo, não sei exatamente, mas senti uma dor aguda nos dois últimos pontos do primeiro game e minhas costas ficaram completamente travadas. Acho que nunca tive isso antes, uma dor aguda como essa. Tive algumas lesões nas costas, aquele cansaço no dia seguinte à partida, mas essa veio do nada. Eu senti como se alguém tivesse atirado em mim pelas costas— revelou Svitolina.
Por sua vez, Yastremska derrotou a experiente bielorrussa Victoria Azarenka, 22ª do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (6) e 6/4. Depois de passar pelo qualifying para garantir vaga na chave principal, a ucraniana de 23 anos acaba de vencer sua sétima partida nas quadras do Melbourne Park.
— É como se meu coração fosse sair do corpo. Durante a partida imaginei umas 25 vezes que ia perder, estava perdendo no primeiro set, no tiebreak, no segundo... tive a impressão de estar sempre correndo atrás do prejuízo —comemorou Yastremska.
Antes desta edição do Aberto da Austrália, Noskova nunca havia passado da segunda fase de um Grand Slam, e Yastremska das oitavas de final.
* AFP