A norte-americana Coco Gauff superou nesta terça-feira (23) a ucraniana Marta Kostyuk e se classificou pela primeira vez para as semifinais do Aberto da Austrália. Em meio ao calor intenso em Melbourne, a atual campeã do Aberto dos Estados Unidos precisou de mais de três horas para vencer por 7/6 (6), 6/7 (3) e 6/2.
Na próxima fase, a número 3 do ranking mundial da WTA vai enfrentar a atual campeã do Australian Open, a bielorrussa Aryna Sabalenka, ou a tcheca Barbora Krejcikova.
Embora tenha mostrado que está em boa fase nas rodadas anteriores, a tenista de 19 anos esteve longe de seu melhor tênis, com um saque pouco convincente e vários erros não forçados.
— Estou feliz, muito orgulhosa da luta que mostrei hoje. A Marta é uma adversária dura, lutei muito e deixei tudo na quadra — disse Gauff, que nunca havia passado das oitavas de final nas quatro participações anteriores em Melbourne.
A partida foi repleta de erros por parte das duas tenistas, que acumularam um total de 16 quebras de serviço e 107 erros não forçados (51 de Gauff e 56 de Kostyuk). A ucraniana, porém conseguiu mais 39 winners contra somente 17 da americana.
Nenhuma delas soube aproveitar suas vantagens. Kostyuk desperdiçou uma vantagem de 5-1 no primeiro set, após quebrar o saque da adversária no quarto e sexto games. Gauff reagiu e devolveu com quebras consecutivas no sétimo, nono e 11º games e sacou para fechar em 6-5, mas acabou perdendo o serviço novamente e a decisão foi para o tie-break, vencido pela norte-americana por 8 a 6, após 76 minutos e 50 erros cometidos pelas duas jogadoras, incluindo dez duplas faltas.
O segundo set também foi repleto de quebras. Kostyuk conseguiu a primeira logo no game de abertura, mas não confirmou a vantagem e perdeu o serviço no 1-1. Gauff subiu o nível e voltou a derrubar o saque da ucraniana em 4-2, dando impressão de que arrancaria para a vitória. Porém, a europeia devolveu o break no sétimo, mas novamente voltou a perder o saque no game seguinte (3-5) e precisou de nova quebra para não perder a partida e forçar outro tie-break, onde desta vez foi melhor e venceu por 7 a 3, em 68 minutos.
No set final, Coco Gauff manteve a calma diante de uma Marta Kostyuk mais nervosa e imprecisa e chegou a abrir 5-0 e sacar para aplicar um 'pneu' na rival, mas acabou quebrada e ainda viu a ucraniana confirmar o serviço, para só então confirmar o saque e marcar 6 a 2 e marcar sua 10ª vitória consecutiva na temporada, que começou com a conquista do WTA 250 de Auckland, na Nova Zelândia.
* AFP