Uma das primeiras competições no Brasil em 2023 será o 52º Campeonato Brasileiro de Optimist, entre os dias 3 e 14 de janeiro. A competição é considerada a maior de vela jovem do Brasil e reunirá cerca de 300 velejadores de nove estados brasileiros, bem como competidores da Argentina e Portugal.
Após oito anos, a capital catarinense volta a sediar o evento, que definirá os campeões nacionais e também servirá como uma das seletivas para a formação das equipes brasileiras nos Campeonatos Mundial, Europeu, Norte-Americano e Sul-Americano da categoria. As regatas acontecerão na raia da sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha, em Jurerê.
— O Campeonato Brasileiro de Optimist tem tudo para ser um dos maiores eventos já realizados no país. Estamos com ótimas expectativas para a competição. Nos preparamos bastante para receber os atletas, treinadores e responsáveis. Com certeza, serão dez dias de regatas incríveis em Jurerê — comenta Luiz Fernando Beltrão, Comodoro do Veleiros da Ilha.
A programação do evento tem início com a Copa Brasil de Estreantes, destinada aos atletas com menos de um ano de participação em regatas oficiais. O início das atividades ocorrerá no dia 3, com o processo de confirmação de inscrições dos atletas. As regatas para a competição serão realizadas de 4 a 7 de janeiro, com previsão de até oito disputas, sendo duas por dia.
Entre 8 e 14 de janeiro, ocorrerá o Brasileiro de Optimist para a classe veterano, elegível para atletas entre 7 e 15 anos. Doze regatas estão previstas, sendo que nos três primeiros dias ocorrerão as disputas individuais. No dia 11, será realizada a competição por equipes, enquanto nas três datas seguintes ocorrerão os últimos dias de competições individuais, que apontarão os grandes campeões do evento.
— Com certeza, será um grande evento. Temos atletas confirmados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Distrito Federal e Pernambuco no campeonato, além de velejadores da Argentina e Portugal que prometem elevar ainda mais o nível das regatas. Será um prazer receber tantos velejadores em nosso Clube — afirma Lucas Reis, gerente geral do Veleiros da Ilha.