Cinco vitórias em cinco jogos. Assim foi a campanha da seleção brasileira masculina de handebol no Sul-Centro Americano, que terminou no fim de semana em Buenos Aires, na Argentina. Além de campeão, o Brasil conquistou uma vaga para o Campeonato Mundial de 2025, que será realizado na Croácia, Dinamarca e Noruega. Na partida final, a vitória por 28 a 26 sobre os donos da casa assegurou o bicampeonato do torneio, repetindo o feito de 2022.
Após passar por Uruguai (41 x 16), Paraguai (57 x 22), Costa Rica (47 x 11) e Chile (34 x 38), o Brasil fez um duelo equilibrado com a Argentina, que também estava invicta no torneio, mas com três vitórias, já que apenas empatou com o Chile.
Empurrada pela torcida, a Argentina iniciou o confronto com um volume de jogo maior e conseguiu abrir seis gols de vantagem. Porém, os brasileiros reagiram e foram para o intervalo perdendo por apenas um gol, 14 a 13.
Na etapa final, o Brasil assumiu o controle do jogos nos cinco minutos finais e assegurou a apertada vitória, o título e ainda devolveu a derrota na final dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. As duas seleções conquistaram as vagas em disputa para o Mundial, que ocorrerá entre os dias 14 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025.
— Estou muito feliz com o resultado. Foi muito importante o título depois da derrota para a Argentina no Pan. Começamos o jogo um pouco mal, mas conseguimos manter a calma para virar. Agora estamos confiantes para o Pré-Olímpico, em março— avaliou o goleiro Rangel da Rosa.
O Pré-Olímpico será disputado de 11 a 17 de março e o Brasil terá como rivais Espanha, Hungria e Bahrain. As duas melhores seleções estarão classificadas para os Jogos Olímpicos de Paris.