Uma tendência no futebol brasileiro nos últimos anos tem sido a venda de naming rights. Atualmente, são sete estádios brasileiros que têm parcerias com marcas, e a Vila Belmiro será a oitava.
A partir da próxima semana, o Santos deverá assinar parceria com a empresa de capitalização Viva Sorte. Com isso, o local se chamará Vila Viva Sorte. O valor da negociação gira na casa dos R$ 15 milhões, com gatilhos de metas.
No final do ano passado, o Morumbi, do São Paulo, passou a ser chamado deMorumBIS. O clube paulista fechou acordo de três temporadas, recebendo R$ 30 milhões anuais, com a Mondelez, conglomerado multinacional de alimentos dono de marcas de chocolate como Bis, Sonho de Valsa e Oreo.
Além do estádio de Santos e São Paulo, as arenas de seis equipes brasileiras tiveram os naming rights vendidos. O mais antigo dos acordos ainda em vigor é o do Palmeiras, que, ao inaugurar sua nova casa, em 2014, fechou um acordo com a Allianz, uma das principais marcas de seguros do mundo. Com isso, o estádio palmeirense é chamado Allianz Parque.
Seguindo o exemplo do rival, o Corinthians firmou parceria para o Itaquerão se chamar Neo Química Arena. O Timão e a marca de medicamentos do setor farmacêutico brasileiro fecharam o acordo em 2020.
A Arena da Baixada, do Athletico-PR, desde junho de 2023 leva o nome de Ligga Arena. A parceria com a Ligga Telecom, empresa de telecomunicações, tem duração de 15 anos.
O Atlético-MG também seguiu o caminho dos naming rights e sua nova casa já nasceu batizada como MRV Arena, com parceria firmada com a construtora brasileira.
A Arena Fonte Nova, que pertence ao governo da Bahia, também teve o nome vendido. O comprador foi a marca de cerveja Itaipava, e o estádio, situado em Salvador, passou a se chamar Itaipava Arena Fonte Nova.
Em Brasília, o Mané Garrincha foi outro que foi rebatizado por conta de um acordo com o Banco BRB. Com isso, a Arena BRB Mané Garrincha pode receber partidas de futebol, além de ser o maior complexo para eventos do Brasil.
Os estádios brasileiros com nomes vendidos a empresas
- MorumBIS (São Paulo)
- Allianz Parque (Palmeiras)
- Neo Química Arena (Corinthians)
- Ligga Arena (Athletico-PR)
- MRV Arena (Atlético-MG)
- Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador
- Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília
- Vila Viva Sorte (Santos)