O tenista gaúcho Rafael Matos começou a temporada 2024 com vitória. Neste domingo (31), em sua estreia na chave de duplas do ATP 250 de Brisbane, na Austrália, ele e o colombiano Nicolás Barrientos superaram a parceria alemã de Daniel Altmaier e Yannick Hanfmann por 2 a 0, parciais de 6/2 e 6/4, em 62 minutos de partida e garantiram vaga nas oitavas de final.
Matos e Barrientos venceram 16 dos pontos que disputaram com o saque no primeiro set e não deram nenhuma chance de quebra para a parceria da Alemanha, que acabou perdendo o serviço em duas oportunidades.
Já na segunda parcial, mesmo com uma melhora no desempenho dos europeus, que até conseguiram uma quebra de saque, o brasileiro e o colombiano conseguiram manter o padrão elevado e com dois breaks convertidos garantiram a vitória e a vaga para encarar os cabeças de chave número 2, o britânico Lloyd Glasspool e o veterano holandês Jean-Julien Rojer, de 42 anos. O confronto deve acontecer nesta segunda-feira (1º), mas a organização ainda não informou o horário da partida.
A rodada deste domingo ainda foi marcada pela derrota do espanhol Rafael Nadal e seu parceiro/treinador Marc López, para os australianos Max Purcell e Jordan Thompson, por duplo 6/4, e a vitória de virada da parceria russa de Aslan Karatsev e Roman Safiullin sobre o britânico Andy Murray e o dinamarquês Hoger Rune, parciais de 4/6, 6/3 e 10-5.