Com a chegada de 2024, o ano que passou vai levar muitas recordações no futebol. Pode-se dizer que 2023 foi o ano do inesperado no mundo da bola, com títulos inéditos, viradas em campeonatos e com vários craques mudando de clube.
O futebol da Arábia Saudita ganhou força, enquanto o europeu perdeu grandes nomes que fizeram história no velho continente. Porém, por lá seguiu tendo muitas emoções nos campeonatos, principalmente na Champions League, que teve um novo campeão. Veja os 10 momentos que marcaram o futebol mundial em 2023:
1. A migração para o futebol saudita
No final de 2022, o atacante Cristiano Ronaldo se transferiu para o Al-Nassr da Arábia Saudita. Esse foi o primeiro grande movimento que o país fez para tornar a liga nacional mais atrativa.
Depois do português, uma legião de craques migrou para o futebol saudita. Na janela de transferências no meio de 2023, diversos jogadores que ainda atuavam em alto nível na Europa deixaram gigantes clubes e foram ganhar salários astronômicos na Arábia Saudita.
Benzema, Neymar, Kanté, Fabinho, Firmino, Mahrez, Henderson, Koulibaly e tantos outros escolheram sair das suas equipes para se aventurarem em um campeonato até então de pouca visibilidade. A divulgação foi grande e a procura pelos jogos também.
2. Neymar chamou mais a atenção fora de campo
O brasileiro Neymar foi um dos jogadores que saiu do futebol europeu e decidiu ganhar mais dinheiro na Arábia Saudita. Ele fechou com o Al-Hilal, mas não completou nem cinco jogos pela equipe. Uma lesão durante partida pela Seleção Brasileira o tirou de ação até metade de 2024.
Contudo, o 2023 de Neymar não se resumiu a isso. Ele chamou mais atenção fora dos gramados e muitas vezes por polêmicas. Além de deixar o PSG, da França, aos 31 anos — uma idade considerada ainda baixa —, ele se envolveu em fofocas sobre traição, teve uma nova filha e no final do ano, enquanto tratava a lesão no joelho, proporcionou um cruzeiro para influenciadores, amigos e pessoas que conseguiram comprar os ingressos.
3. A primeira Champions League do Manchester City
Desde que se tornou um dos novos ricos do futebol europeu em 2008, a obsessão do Manchester City era conquistar a Champions League. Foram muitos anos batendo na trave e com algumas eliminações vexatórias.
No entanto, em 2023 o sonho se realizou. Comandado por Pep Guardiola, o time que teve pela primeira temporada o atacante Haaland no elenco conseguiu vencer a decisão contra a Inter de Milão, em Instanbul, Turquia, em junho deste ano.
4. "Entregada" na Premier League
O Campeonato Inglês que começou em 2022 e terminou em 2023 teve dois momentos distintos. O início arrasador do Arsenal, com boa vantagem construída até a metade da disputa dava a entender que o clube voltaria a ser campeão nacional após 19 anos.
No entanto, na reta final da temporada, o Manchester City conseguiu reagir e se aproveitou de vacilos do Arsenal para vencer o tricampeonato consecutivo da Premier League. Tampouco os campeões, como os vice-campeões, acreditaram no que havia acontecido, sendo considerada uma das maiores entregadas das principais ligas da Europa.
5. Na Alemanha, roteiro parecido
A Bundesliga teve o Bayern de Munique campeão pela 11ª vez seguida. Contudo, esse título escapou do Borussia Dortmund na última rodada. A equipe liderava a tabela, vinha fazendo uma boa campanha e dependia apenas de si.
Entretanto, na rodada final o Dortmund empatou em casa por 2 a 2 contra o Mainz 05. Com uma vitória, o clube seria campeão após 11 temporadas. O empate seria bom, mas o Bayern precisaria tropeçar contra o Colônia, fora de casa. Porém, os bávaros venceram por 2 a 1 e conquistaram o troféu. As equipes terminaram com 71 pontos, mas os campeões levaram a melhor no saldo de gols.
6. O título para fechar o ano
Com a conquista da Champions League, o Manchester City se credenciou a disputar o Mundial de Clubes. Era o título que faltava para o time de Guardiola, que já havia vencido a Copa da Inglaterra e a Premier League na temporada.
Na Arábia Saudita, onde foi disputado o torneio, a grande expectativa era o duelo entre Guardiola e Fernando Diniz, do campeão da Libertadores Fluminense. O confronto aconteceu, mas o clube inglês não deu chances para a equipe brasileira.
7. Campeãs inéditas na Copa do Mundo
Em 2023 ocorreu a Copa do Mundo Feminina, disputada na Austrália e na Nova Zelândia. Em uma final europeia, entre Espanha e Inglaterra, as espanholas conquistaram o título inédito com um gol marcado por Olga Carmona.
O torneio feminino foi um sucesso de público, com os estádios lotados. A Seleção Brasileira, no entanto, fracassou e foi eliminada na fase de grupos. O Brasil ganhou de Panamá, perdeu para a França e empatou com a Jamaica no jogo decisivo.
8. Messi deixa a Europa
Um dos momentos mais marcantes de 2023 foi quando Lionel Messi deixou o futebol europeu, onde jogou toda a carreira, e foi para o Inter Miami, dos Estados Unidos. Mesmo com o interesse de grandes clubes, o argentino queria mais tranquilidade com a família e desejava morar em Miami.
Mesmo assim, Messi manteve o alto nível de jogo, conquistando um título nos EUA e lotando estádios pelo país. Na próxima temporada, o argentino terá a parceria de Luis Suárez no clube.
9. A oitava Bola de Ouro
Mesmo com a mudança de continente, Messi seguiu recebendo atenção do mundo todo. Mais do que isso: reconhecimento. Campeão da Copa do Mundo em 2022 com a Argentina, além das boas atuações pelo PSG e Inter Miami o fizeram finalista de mais uma Bola de Ouro.
Eram sete na carreira e se tornaram oito quando o argentino bateu Haaland e Mbappé na decisão. Aitana Bonmatí, do Barcelona e seleção espanhola, foi eleita a melhor jogadora do mundo na premiação da Revista France Football.
10. Cristiano Ronaldo artilheiro do mundo
Não foi apenas Messi que brilhou em 2023 longe da Europa. Cristiano Ronaldo seguiu fazendo o que mais sabe: gols. O português fez 53 no ano, tornando-se o artilheiro do mundo. Aos 38 anos, CR7 superou por um gol Mbappé e Harry Kane na disputa.