Anualmente o jornal inglês The Guardian publica sua lista de melhores jogadores de futebol do ano. A de 2023 coroou o norueguês Erling Haaland, do Manchester City, como o primeiro colocado. O melhor brasileiro foi Vinícius Júnior, o sexto colocado. Messi terminou na 10ª colocação. Grêmio e Inter não tiveram nenhum jogador no top 100, mas três nomes foram votados.
No lado gremista, Luis Suárez apareceu na 126ª colocação, melhorando o seu posicionamento em relação ao ano passado, quando ocupou o posto de número 168. No auge da carreira, o uruguaio ocupou o top 10 da lista. Sua melhor posição foi na edição de 2016, quando estava no Barcelona e ficou na terceira colocação, atrás do vencedor Cristiano Ronaldo e Messi.
Os colorados foram citados duas vezes. O melhor colocado foi o meia Alan Patrick. Principal jogador do Inter na temporada, o camisa 10 nunca havia sido citado na eleição. Ele apareceu na posição de número 203. Outo listado foi Sergio Rochet. O goleiro uruguaio apareceu na 267ª colocação.
O único jogador que atua no Brasil que ficou entre os 100 primeiros colocados foi German Cano, do Fluminense. Ele foi eleito 0 65º melhor jogador do ano. Abaixo, confira os outros atletas que disputaram o Brasileirão e que estão entre os 346 votados na eleição do The Guardian.
Os outros votados
- André (Fluminense) - 124º lugar
- Endrick (Palmeiras) - 147º lugar
- Jhon Arias (Fluminense) - 193º lugar
- Marcelo (Fluminense) - 206º lugar
- Hulk (Atlético-MG) - 238ºlugar
- Paulinho (Atlético-MG) - 250º lugar
- Arrascaeta (Flamengo) - 254º lugar
- Vitor Roque (Athletico-PR) - 262º LUGAR
- Raphael Veiga (Palmeiras) - 264º lugar
- Gustavo Gomes (Palmeiras) - 275º lugar
- Tiquinho Soares (Atlético-MG) - 291º lugar
- PH Ganso (Fluminense) - 305º lugar
- Nino (Fluminense) - 321º lugar
- Fábio (Fluminense) - 314º lugar
A votação conta com a participação de ex-jogadores e jornalistas de todo o mundo. Cada um deles envia uma lista com 40 nomes. Entre os eleitores desta edição estavam o ex-volante gremista Lucas Leiva e o comentaristas Walter Casagrande.