Muitos jogadores de futebol de campo começaram no futsal suas carreiras como craques da bola. Nas quadras, as estrelas dos gramados puderam iniciar seu aprendizado sobre os fundamentos do esporte, aperfeiçoaram suas qualidades e se mostraram pela primeira vez de forma competitiva.
Relembre alguns nomes de grandes craques – do futebol masculino e feminino — que iniciaram suas trajetórias no futsal, antes de se tornarem grandes personagens dos estádios.
Cinco craques que começaram no futsal
1 - Ronaldinho Gaúcho
Antes de entrar na base de futebol do Grêmio, Ronaldinho brilhou nas quadras gaúchas. Os lances do pequeno craque chamaram a atenção desde sua infância e, inclusive, mais tarde, rodaram o mundo.
Muitos dos dribles praticados pelo "Bruxo" nos gramados vieram do futsal. Mesmo depois da aposentadoria do futebol, Ronaldinho já participou de diversas partidas em quadras ao redor do planeta.
2 - Ronaldo Nazário
Durante anos, os torcedores viram o "Fenômeno" realizar arrancadas imparáveis, dribles desconcertantes e finalizações precisas pelos gramados do Brasil e do mundo.
Contudo, essas habilidades foram desenvolvidas no futsal desde cedo no Rio de Janeiro. Antes de ser revelado pelo time do São Cristóvão, Ronaldo passou alguns anos nas quadras que foram fundamentais para o seu desenvolvimento como atleta.
3 - Neymar
Um dos craques da atualidade do futebol, Neymar também iniciou sua trajetória no futsal. Desde os sete anos, ele atuou pela Portuguesa Santista e chamou a atenção com suas jogadas.
O jogador, atualmente no Al-Hilal, da Arábia Saudita, já disse em entrevistas que a modalidade "teve forte influência" enquanto ele crescia. A passagem pelas quadras foi importante para o jovem chegar bem nos gramados e brilhar pelo Santos, Barcelona e PSG durante sua carreira.
4 - Kaká
Outro brasileiro que iniciou no futsal foi Kaká. Antes de ingressar na base do São Paulo, o jovem mostrou suas qualidades nas quadras no início da década de 1990.
A modalidade foi importante para o meia se desenvolver e brilhar principalmente no futebol europeu. Kaká venceu a Bola de Ouro em 2007, quando atuava pelo Milan, da Itália.
5 - Marta
Maior jogadora da história do futebol feminino brasileiro e seis vezes eleita a melhor do mundo. Esse currículo invejável de Marta também teve início no futsal.
Ela atuou até 2002 nas quadras de um clube mineiro antes de ingressar nos gramados e brilhar pela Seleção Brasileira feminina.