Duas disputas de cinturão movimentam a noite de sábado (11) no lendário Madison Square Garden, em Nova York. Encabeçando o evento, pelo título dos meio-pesados, o ex-campeão da categoria Jiří Procházka mede forças contra o brasileiro Alex 'Poatan' Pereira, ex-campeão dos médios. Na segunda luta mais importante da noite, valendo o cinturão interino dos pesados, o duelo é Rússia contra Inglaterra: Sergei Pavlovich x Tom Aspinall.
Alex Poatan terá neste sábado a chance de faturar mais um cinturão na carreira. Antigo detentor dos títulos dos médios e meio-pesados do Glory, o brasileiro, ex-campeão dos médios do UFC, poderá conquistar também o topo da categoria dos meio-pesados. Se vencer Procházka, conquistará o segundo título em apenas oito lutas realizadas pela organização.
Poatan não é estreante entre os meio-pesados (até 93kg) no Ultimate. Em abril deste ano, venceu o polonês Jan Blachowicz, ex-campeão da divisão, por decisão dividida no UFC 291.
O tcheco Jiří Procházka tem 33 lutas na carreira, com 29 vitórias e apenas três derrotas em seu cartel. O último revés aconteceu há quase nove anos, quando foi batido por Muhammed Lawal no evento japonês Rizin. Depois do revés somou 13 triunfos consecutivos, sendo o último justamente contra Glover Teixeira, amigo e treinador de Alex Poatan.
Na ocasião, em 12 de junho do ano passado, depois de uma luta muito equilibrada, Procházka conseguiu finalizar o brasileiro no último round com um mata-leão para levar o cinturão meio-pesado. Semanas depois, Procházka lesionaria o ombro e abriria mão do título para não deixar a divisão parada.
Mas antes da luta principal, um choque entre duas "carretas sem freio" na categoria dos pesados (acima de 93kg). O russo Sergei Pavlovich desafia o inglês Tom Aspinall pelo título interino da divisão, já que o campeão Jon Jones lesionou o músculo peitoral e foi retirado do card. Em 19 lutas na carreira, Pavlovich venceu 18, as quais 15 por nocaute.
A única derrota de seu cartel aconteceu justamente em sua estreia pelo UFC, em novembro de 2018, na China. Desde então emplacou seis vitórias, todas por nocaute no primeiro round.
Faixa-preta de jiu jitsu, Aspinall vai fazer a sua oitava aparição dentro da organização. Número 4 do ranking dos pesados, em seu último combate no UFC, lesionou o joelho aos 15 segundos do primeiro round contra Curtis Blaydes, em julho de 2022. O vencedor do duelo entre Pavlovich e Aspinall terá o direito de desafiar Jon Jones pelo cinturão linear da divisão dos pesos-pesados.
Brasil x Brasil
Ainda dentro do card principal, Jéssica 'Bate-Estaca' e Mackenzie Dern fazem a luta das compatriotas pela categoria peso-palha feminina. Atuais quinta e sétima colocadas no ranking da divisão respectivamente, as brasileiras devem fazer um embate parelho no The Garden. Dern vem de vitória sobre Angela Hill, em maio deste ano. Bate-Estaca não vive boa fase: são quatro lutas em 2023 e três derrotas consecutivas.
Diego Lopes, Alessandro 'Nono' e 'Baby Shark' também lutam em Nova York:
Companheiros de equipe na Legacy MMA / Brazilian Warriors, Diego Lopes e Alessandro 'Nono' Costa estão escalados. No card principal, pelos pesos-penas, Diego Lopes enfrenta Pat Sabatini na busca pela segunda vitória seguida no UFC.
Abrindo o card preliminar, pela categoria dos moscas, Alessandro Costa quer começar a embalar na divisão. Com triunfo sobre Jimmy Flick em sua última aparição no cage, mede forças contra o australiano Steve 'AstroBoy' Erceg.
Número 10 da divisão peso-palha feminino, Tabatha 'Baby Shark' Ricci vem quatro vitórias consecutivas na carreira. A paulista tem um cartel praticamente perfeito: 10 lutas e nove triunfos. Ricci enfrenta a mexicana Loopy Godinez, companheira de treinos dos brasileiros Diego Lopes e Alessandro Costa.
Onde assistir o UFC 295:
- O serviço de streaming UFC Fight Pass transmite o evento na íntegra a partir de 20h, no sábado (11).
Card principal - 23h
- Peso-meio-pesado (até 93kg): Jiri Prochazka (92,6kg) x Alex Poatan (92,5kg)
- Peso-pesado (até 120,2kg): Sergei Pavlovich (117,8kg) x Tom Aspinall (118,7kg)
- Peso-palha (até 52,6kg): Mackenzie Dern (52,4kg) x Jéssica Bate-Estaca (52,6kg)
- Peso-leve (até 70,8kg): Matt Frevola (70,6kg) x Benoit Saint-Denis (70,8kg)
- Peso-pena (até 66,2kg): Pat Sabatini (66,1kg) x Diego Lopes (65,9kg)
Card preliminar - 20h
- Peso-mosca (até 57,2kg): Stephen Erceg (57kg) x Alessandro Costa (56,9kg)
- Peso-palha (até 52,6kg): Tabatha Ricci (52,3kg) x Loopy Godinez (52,2kg)
- Peso-leve (até 70,8kg): Mateusz Rebecki (70,7kg) x Roosevelt Roberts (71,7kg)**
- Peso-leve (até 70,8kg): Nazim Sadykhov (70,6kg) x Viacheslav Borshchev (70,2kg)
- Peso-leve (até 70,8kg): Jared Gordon (70,6kg) x Mark Madsen (70,1kg)
- Peso-casado (até 62,6kg): John Castaneda (62,4kg) x Kyung Ho Kang (62,6kg)
- Peso-mosca (até 57,2kg): Kevin Borjas (57,1kg) x Joshua Van (57,1kg)
- Peso-pena (até 66,2kg): Dennis Buzukja (66kg) vs. Jamall Emmers (66,7kg)**