A Hungria garantiu matematicamente sua classificação para a Eurocopa de 2024 ao empatar em 2 a 2 com a Bulgária nesta quinta-feira (16), em Sófia, em jogo válido pelo Grupo G das Eliminatórias para o torneio continental.
Os húngaros, que precisavam de apenas um ponto para conseguirem seu objetivo, garantiram o empate com um gol contra de Alex Petkov nos acréscimos (90'+7).
Antes disso, a Hungria havia aberto o placar aos 10 minutos de jogo com Martin Adam, mas os búlgaros, lanternas da chave e já eliminados, viraram depois com gols de Spas Delev (24') e Kiril Despodov (79' de pênalti).
As duas equipes terminaram com dez jogadores em campo: o búlgaro Valentin Anton (36') e o húgaro Milos Kerkez (54') receberam cartão vermelho na partida.
Com 15 pontos, a Hungria, dirigida pelo italiano Marco Rossi, já tem garantida uma das duas primeiras posições do Grupo G das Eliminatórias, mesmo antes da última rodada.
Nas últimas edições do torneio, a seleção húngara chegou às oitavas de final em 2016, caindo então para a Bélgica (4 a 0), e em 2021 foi eliminada na fase de grupos.
O jogo entre Bulgária e Hungria foi disputado com portões fechados e sob um reforçado esquema de segurança.
Isso não evitou a ocorrência de incidentes violentos na capital búlgara, entre torcedores locais e a polícia, que teve que usar canhões de água para dispersar um grupo de cerca de 2.000 pessoas.
* AFP