Os Jogos Pan-Americanos de Santiago chegam ao final neste domingo (5). A Cerimônia De Encerramento acontecerá logo mais, às 20h, no Estadio Bicentenario de La Florida, que pertence ao Audax Italiano e tem capacidade para 12 mil espectadores.
No começo desta tarde, após encerrar a maior campanha de sua história no evento, com 205 medalhas, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou os nomes dos porta-bandeiras para a festividade que irá encerrar o Pan de Santiago e iniciará o ciclo para Barranquilla, na Colômbia, sede da edição de 2027.
E os eleitos para a tarefa serão o mesa-tenista Hugo Calderano, tricampeão de simples e que deixará o Chile com mais um ouro por equipes e uma prata nas duplas, e a ginasta Nicole Pircio, capitã da seleção de ginástica rítmica, que nas provas por equipe faturou três medalhas de ouro, no conjunto, nos cinco arcos e no misto (três fitas e duas bolas).
— Muito feliz, muito grata e muito honrado por escolhida pra ser porta-bandeira. É uma grande responsabilidade, mas é uma sensação de gratidão eterna porque eu me dedico muito ao esporte e vivo um sonho, busco melhorar a cada dia e poder representar todos os esportes e a ginástica que vem fazendo um ano glorioso pro Brasil — disse Nicole à Rádio Gaúcha.
O Brasil veio ao Pan com a maior delegação de sua história em uma missão no exterior e deixará o Chile levando na bagagem 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes.