Os gaúchos Marcelo Demoliner e Rafael Matos estão na final de duplas do Aberto da República, que está sendo disputado na na Arena BRB, em Brasília. A competição é um ATP Challenger 100 e distribui uma premiação total de US$ 130 mil (R$ 637,3 mil). Além disso, a competição garante 100 pontos para a parceria campeã do torneio.
Nesta sexta-feira (24), em uma semifinal 100% brasileira, a dupla gaúcha derrotou os paulistas Mateus Alves e Gabriel Decamps, por duplo 6/4, em 1h20 de partida.
— Eles começaram bem e saíram com uma quebra na frente. Conseguimos dar a volta por cima no próximo game, subimos o nível e a intensidade, e nos mantivemos assim até o final — contou Matos, que neste ano foi campeão de duplas mistas do Aberto da Austrália e que tem seis títulos de ATP na carreira, além de 30 troféus de Challenger.
Os gaúchos buscam o primeiro título juntos e terão pela frente, no sábado (25), às 10h, a parceria formada pelo colombiano Nicolas Barrientos e o suíço Andre Goransson, que eliminaram os bolivianos Boris Arias e Federico Zeballos por 6/1 e 6/4.
— Vamos em busca do nosso primeiro título. O Barrientos e Goransson jogam juntos há um certo tempo, são entrosados, mas a gente vem melhorando a cada jogo, a cada dia e vamos pra cima deles amanhã — projeta Demoliner, que este ano conquistou a medalha de ouro nas duplas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, onde também foi prata nas duplas mistas, e que soma cinco títulos de ATP e outros 19 de Challenger.
Três argentinos nas semifinais de simples
Os argentinos dominaram a chave de simples e terão três jogadores nas semifinais. Nesta sexta, nas quartas de final, Santiago Rodriguez Taverna superou o chileno Cristian Garín, principal cabeça de chave, por 2 a 0 (6/4 e 7/5) e vai enfrentar compatriota Román Burruchaga, que passou pelo norte-americano Tristan Boyer por 2 a 0, parciais de 7/6 (3) e 6/1. A partida está programada para começar não antes das 11h30 deste sábado.
A outra semifinal terá o também argentino Juan Pablo Ficovich, que eliminou o o compatriota Thiago Tirante, de virada, parciais de 4/6, 6/3 e 7/6 (1) e o chileno Alejandro Tabilo, que derrotou o australiano Bernard Tomic por 6/4, 6/7 (4) e 7/6 (9). O confronto acontecerá depois da semifinal argentina.