A seleção brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas começou com derrota sua campanha nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Neste sábado (18), o time dirigido por Martoni Moreira foi dominado nos quatro períodos do jogo e acabou superado pelo Canadá, por 61 a 44, em jogo válido pelo Grupo A do torneio, que ainda teve a vitória da Colômbia sobre El Salvador, por 68 a 25.
Com 56% de aproveitamento nos arremessos de quadra, contra apenas 27% das brasileiras, as canadenses se impuseram e confirmaram o favoritismo. A cestinha foi Kathleen Dandeneau com 25 pontos e mais cinco assistências. Arinn Young e Cindy Ouellet marcaram 10, cada.
No Brasil, os destaques foram Vileide de Almeida, que marcou 13 pontos, deu quatro assistências e pegou cinco rebotes, e Perla Assunção, com 12 pontos assinalados.
Pelo Grupo B, a Argentina venceu o Peru por 30 pontos (58 a 28), com destaque para os 21 marcados por Maria Pallares. Já os Estados Unidos marcaram 96 a 10 sobre o Chile, que não conseguiu pontuar nos dois últimos períodos. Rose Hollermann marcou 18 pontos para as norte-americanas. Curiosamente, Noemí Álvarez foi a única jogadora a pontuar para as chilenas.