O Brasil conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, nas disputas do halterofilismo nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Neste sábado (18), Lucas dos Santos, Mariana D'Andrea e Lara de Lima chegaram ao lugar mais alto do pódio no Chile, enquanto Caroline Fernandes terminou em segundo e Ezequiel Corrês foi o terceiro colocado em sua categoria.
A primeira medalha dourada foi conquistada por Lucas dos Santos, que ergueu 150 kg para vencer a categoria até 49 kg masculina. O cubano Enmanuel González (149 kg) e o colombiano Johnny Morales (148 kg) completaram o pódio.
Porta-bandeira do Brasil na Cerimônia de Abertura, Mariana D'Andrea levou a melhor na categoria feminina até 73-79 kg. A atual campeã paralímpica e mundial, ela ainda detém o recorde da prova nos 70kg. Em Santiago, ela levantou 141 kg para quebrar o recorde das Américas e o da competição e faturar o ouro. A prata ficou com outra brasileira, Caroline Fernandes Alves (117 kg). O bronze foi para a dominicana Josefina Zoraida (116 kg). A também brasileira Angela Teixeira (105 kg) foi a quinta colocada.
Lara de Lima foi a vencedora da categoria até 41kg. Ela precisou erguer 103 kg (novo recorde das Américas) para garantir o ouro, superando a equatoriana Kerly Lascano (100 kg) e a colombiana Cristina Poblador (96 kg), que ficaram com prata e bronze, respectivamente.
O quarto pódio brasileiro do dia foi o bronze de Ezequiel Corrêa na categoria até 72 kg. Com a marca de 186 kg, ele ficou atrás do chileno Juan Carlos Garrido (195 kg) e do panamenho Melchor Dimas (194 kg).