O Brasil está classificado para às semifinais masculina e feminina do goalball nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Nesta quarta-feira (22), os homens venceram a Venezuela por 10 a 0, e as mulheres marcaram 12 a 5 no Peru. As duas equipes seguem com 100% de aproveitamento no torneio.
A primeira vaga foi dos homens, que só precisaram jogar o primeiro dos dois períodos de 12 minutos, contra os venezuelanos, para garantir a vaga. Aliás, nem o tempo regulamentar da etapa inicial foi disputado, já que o jogo foi resolvido em 9min14seg, quando o Brasil chegou a 10 a 0 e estabeleceu a situação é chamada de game, que pelas regras do goalball determina que o jogo é encerrado a qualquer momento caso uma equipe alcance a diferença de 10 gols no placar.
Neste Parapan, esta foi a quarta partida encerrada pelo time brasileiro dessa forma. Romário Marques fez quatro gols, enquanto Leomon Moreno e Paulo Saturnino marcaram três.
O time feminino superou o Peru. As brasileiras marcaram 5 a 1 no primeiro tempo, gols de Kátia Aparecida (2) e Danielle Longhini (3), com Jenniffer Mamani descontando para as peruanas.
A goleadora Danielle Longhini marcou mais dois no segundo tempo e o placar chegou a 7 a 1. Mamani diminuiu mais uma vez, mas Danielle voltou a balançar as redes. Mamani fez seu terceiro e Danielle marcou seu sétimo na partida, o nono do Brasil. Ana Carolina Duarte fez 10 a 3, Diana Flores e Mamani tentaram iniciar uma reação peruana, mas Moniza e Ana Carolina Duarte fecharam a conta.
Na semifinal, a seleção masculina enfrentará na quinta-feira, às 15h, a Argentina, que fez 11 a 8 no México. Já a seleção feminina terá pela frente o Canadá, que passou pelo México (10 a 0), às 16h15, também na quinta.
O goalball é praticado em uma quadra com as mesmas dimensões da quadra de vôlei (9m de largura e 18m de comprimento). As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com três minutos de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra existe uma baliza de 9m de largura e 1m30cm de altura. A linha do gol e algumas outras importantes para a orientação dos jogadores são marcadas por um barbante preso com fita adesiva, permitindo que os atletas possam tateá-las.