A seleção brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas conquistou a medalha de bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, após vitória sobre a Argentina, por 56 a 28, nesta sexta-feira (24), repetindo os pódios das três últimas edições do evento.
O clássico sul-americano começou equilibrado e as argentinas lideraram o primeiro quarto por 7 a 6. Porém, o Brasil assumiu o controle do jogo a partir do segundo período e foi para o intervalo vencendo por 23 a 10. A diferença foi ampliada de 13 para 19 pontos ao término do terceiro período, com brasileiras vencendo por 40 a 21. Nos 10 minutos finais, as comandadas do técnico Martoni Sampaio seguiram melhores e dobraram a pontuação argentina.
Com um trilo-duplo de 13 pontos, 12 rebotes e 10 assistências, Vileide Almeida foi a melhor jogadora em quadra. A cestinha da partida foi Perla Assunção, que marcou 18 pontos. As duas jogadoras defendem o Clube dos Deficientes Físicos - All Star Rodas (PA).
A medalha de ouro ficou com os Estados Unidos, que derrotaram o Canadá por 62 a 56 e recuperaram a hegemonia perdida para as canadenses em Lima-2019.
O título garantiu as norte-americanas nos Jogos Paralímpicos de Paris em 2024, enquanto o vice classificou as canadenses para o Torneio Pré-Paralímpico Mundial, em abril do próximo ano, no Japão.