A seleção brasileira feminina de goalball conquistou sua segunda vitória nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Após estrear vencendo a Argentina (12 a 2), o Brasil derrotou a Guatemala, nesta segunda-feira (20), por 11 a 1, e garantiu a liderança do Grupo C da fase classificatória.
Favorita, a seleção não tomou conhecimento da equipe guatemalteca e logo no primeiro tempo fez 10 a 1. Moniza abriu o marcador aos 24 segundos e logo depois marcou o segundo. Dinora Villatoro descontou para a equipe centro-americana, mas Ana Brito, Jessica (2), Moniza, Jessica (2), Katia e Ana Carolina quase determinaram o final da partida anida dentro dos primeiros 12 minutos, já que pelas regras do goalball, o jogo pode ser encerrado a qualquer momento caso uma equipe alcance a diferença de dez gols no placar. Essa situação é chamada de game.
Na etapa final, aos 2min12s, Ana Carolina fez 11 a 1 e decretou o final do confronto, assim como havia ocorrido na estreia diante das argentinas. Agora, o Brasil se prepara para enfrentar o México, na terça-feira (21), às 9h30, para confirmar os 100% na fase de grupos.
Em outra partida da chave brasileira, a Argentina fez 9 a 7 sobre o México e com duas vitórias está em segundo lugar.
O goalball é praticado em uma quadra com as mesmas dimensões da quadra de vôlei (9m de largura e 18m de comprimento). As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com três minutos de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra existe uma baliza de 9m de largura e 1m30cm de altura. A linha do gol e algumas outras importantes para a orientação dos jogadores são marcadas por um barbante preso com fita adesiva, permitindo que os atletas possam tateá-las.