Após estrear perdendo para os Estados Unidos, a seleção brasileira masculina de basquete em cadeira de rodas voltou à quadra, nesta segunda-feira (20), para disputar sua segunda partida pelo Grupo B dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. O adversário foi a Colômbia, que havia venceu na primeira rodada Porto Rico. E apesar de uma melhor apresentação, o Brasil acabou sendo derrotado por 66 a 56 e está em terceiro lugar.
Os colombianos dominaram os dois primeiros períodos e chegaram ao intervalo liderando por 11 pontos (36 a 25). A diferença estabelecida foi decisiva, já que, mesmo com os brasileiros vencendo o terceiro quarto por sete pontos, a Colômbia chegou aos 10 minutos finais ainda liderando por 48 a 44.
E na parte final, a equipe colombiana voltou a ter o controle das ações e conseguiu ampliar a vantagem e assegurar seu segundo triunfo no torneio, dividindo a primeira posição com os Estados Unidos, que superaram Porto Rico por 81 a 44. Na terça-feira (21), a fase classificatória será encerrada e serão definidos os cruzamentos de quartas de final. O Brasil enfrentará a seleção porto-riquenha em duelo que valerá a terceira colocação, às 12h30 (de Brasília).
Com 18 pontos e 15 assistências, o colombiano Jhon Hernández foi o cestinha do jogo. O camisa 19 ficou a um rebote de completar um triplo-duplo. A Colômbia ainda contou com 14 pontos, seis assistências e sete rebotes de Jhoan Vargas e 14 pontos, sete rebotes e duas assistências de Daniel Díaz.
O principal pontuador do Brasil foi Cristiano Clemente, que fez 20 pontos e ainda pegou nove rebotes e deu quatro assistências. Anderson terminou com 13 pontos, seis assistências e sete rebotes.
Pelo Grupo A, a Venezuela derrotou o Chile por 67 a 44. Ainda nesta segunda-feira, jogam Argentina x Canadá.