Viviane Jungblut voltará a cair na piscina do Centro Acuático do Estadio Nacional nesta quarta-feira (25). Após conquistar um bronze nos 800 metros livre, na última segunda, a atleta do Grêmio Náutico União tentará ampliar sua coleção de medalhas em Jogos Pan-Americanos de Santiago na final dos 1.500 metros. Em Lima-2019, ela havia sido bronze nos mesmos 800m e também na maratona aquática de 10 km.
— Espero nadar não perto do meu melhor, mas para o meu melhor tempo. É descansar, hidratar porque o clima está seco. Não tem muito milagre. É descansar e cabeça firme — projetou a nadadora de 27 anos, logo após conquistar o bronze nos 800 metros. Em Lima, ela terminou em quinto nos 1.500m.
Para o técnico Kiko Klaeser, que está em Santiago, o resultado merece destaque pelo fato de que o momento é focar na prova de águas abertas, onde Viviane ainda busca uma vaga olímpica.
— A Viviane repetiu o bronze de Lima. Ela não é especialista nesta prova, mas é a recordista brasileira. E nós estamos mesmo focando é na (busca da vaga olímpica) da maratona (10km em águas abertas) até Paris. Nos 800m livre a gente não faz a prova marcada, não treina tanto ritmo assim dessa prova, mas ela nada bem porque tem essa facilidade de alternar piscina e águas abertas. Foi uma prova muito boa e medalha sempre é importante, tanto pra ela, quanto pro Time (Brasil) —avaliou
Kiko ainda comentou sobre outro de seus pupilos que está no Chile, Thiago Ruffini, apenas 20 anos, que nos 800 metros livre maculino terminou em quarto lugar, a 1s05 da medalha de bronze.
— O Thiago (Ruffini) tem melhorado muito esse ano, uma evolução bem grande. Classificou pro Mundial e veio pro Pan, Foi o melhor tempo dele, mas claro que faltou no final a medalha pra coroar a participação dele.
O União ainda terá nesta quarta nos 1.500m livre, Pedro Farias. E para orgulho de Kiko Klaeser, a equipe ainda disputará a prova de águas abertas com Viviane Jungblut e a argentina Candela Giordanino, que compete pelo clube gaúcho.
—Foram duas provas boas (de 800m), cada uma com suas peculiaridades. Mas um terceiro e um quarto lugar mostra que o trabalho tem sido bem feito, revelando bastante gente e conquistando bons resultados com todo o time do União.