O Brasil segue fazendo história no beisebol nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Depois de bater a Venezuela e a Colômbia, potências da modalidade, a seleção brasileira venceu, nesta terça-feira (24), os cubanos, donos de 12 ouros na história dos Jogos. Foram dois resultados relevantes, porém, Cuba, pela tradição na modalidade, abrilhantou o triunfo.
Os brasileiros ganharam por 4 a 2 e garantiram vaga na Super Rodada, o quadrangular que irá apontar os três medalhistas. O torneio no Pan já segue a orientação de competições da Confederação Mundial de Softbol e Beisebol (WBSC), que limita os jogos de beisebol a sete entradas.
Agora, o Brasil terá pela frente na Super Rodada, o Panamá, nesta quarta-feira, e o México, na sexta. Além disso, o time já chega ao quadrangular com uma vitória contra o segundo do grupo dele na primeira fase.
— Trabalho bem feito do começo do ano. Estamos colhendo os frutos. Com foco em cada arremesso, cada rebatida. Sempre tem pressão, mas a gente tem conseguido lidar com isso. Esses resultados nos credenciam com certeza a uma medalha. Temos amor e paixão pelo beisebol — disse o jogador da equipe Paulo Orlando, após a vitória.
Antes do Pan de Santiago, o histórico do Brasil no beisebol era para lá de negativo. Das 18 edições, a seleção participou apenas de oito. Foram 34 derrotas e somente seis vitórias.