Na temporada em que completa 30 anos do título nacional de basquete, o Esporte Clube União Corinthians quer fazer a cidade de Santa Cruz do Sul voltar a vibrar pela modalidade no principal torneio do país. O Novo Basquete Brasil (NBB) chega a sua 16ª edição e vai contar com duas equipes gaúchas na disputa.
A equipe santa-cruzense vai para sua terceira temporada seguida na elite do basquete brasileiro e almeja chegar aos playoffs na disputa. O primeiro duelo será nesta terça-feira (24) contra o outro representante do Estado, o Caxias do Sul Basquete. As equipes se enfrentam na Serra Gaúcha, no Ginásio do Sesi, às 20h. O NBB 16 teve início no último sábado (21) e conta com 19 times na briga pelo título nacional.
O União Corinthians foi 13º colocado na última edição disputada e quer mais em 2023. Para isso, a equipe de Santa Cruz do Sul reformulou boa parte do elenco e trouxe um novo treinador. Rodrigo Carlos da Silva, 52 anos, é o novo comandante do clube, que investiu na chegada de estrangeiros para a disputa do NBB.
— Começamos tarde no mercado, então tínhamos poucas opções. Temos nesta temporada o maior número de times no NBB, além de equipes em outras ligas. Com isso, está faltando jogador, por isso tínhamos poucas opções no Brasil. Dentre elas, buscamos trazer uma combinação de boa pessoa com bom jogador. Em relação aos estrangeiros, eu analisei mais de 40 atletas, sempre buscando versatilidade, que podem jogar em mais de uma posição — explica o treinador.
Os norte-americanos Duane Johnson e Kendall Stephens chegam para trazer melhorias na defesa do União Corinthians. Além deles, o armador sérvio Radovan Djokovic é outro reforço para a temporada. Com destaque no basquete do Leste europeu, ele pode ser um fator importante para o ataque do time santa-cruzense.
Outro estrangeiro da equipe é o argentino Enzo Ruiz, 35 anos, um dos líderes do elenco. O ala segue para mais uma temporada defendendo o União Corinthians e acredita que o desempenho pode ser ainda melhor no NBB 16.
— Hoje estamos trabalhando para dar nosso 100% a cada dia, que faça a gente ganhar a maior quantidade de jogos possíveis. Vamos sempre jogar para sermos campeões, essa é a nossa mentalidade. Entrega nunca vai faltar. Sendo meu segundo ano aqui, eu tentei passar para os novos o que representa jogar por essa cidade, que é conhecida por muitos como a terra do basquete — ressalta o argentino.
Trabalho intenso para evoluir
Por conta do início tardio do trabalho do União Corinthians, o grupo se reuniu para começar a preparação para o NBB há duas semanas. Tendo jogadores de idades variadas e estrangeiros, a evolução pode demorar um pouco.
— Perspectiva é do time evoluir a cada jogo, ganhando entrosamento e química. Os jogadores vão precisar se conhecer mais, e eu também preciso saber mais sobre eles. Temos que ter paciência e o entendimento do momento em que estamos — diz Rodrigo.
Apesar disso, a preparação vem sendo intensa, principalmente na parte física. Os jogadores que já estavam no grupo estão ajudando na adaptação dos reforços e mostrando a importância do basquete em Santa Cruz do Sul.
— Eu sempre trabalhei com estrangeiros, comecei nos Estados Unidos minha carreira e isso facilita meu trabalho com eles. Prezo muito pelo ambiente e pelo espírito do time — conta o técnico.
A ideia de Rodrigo e da direção do União Corinthians é fazer o projeto de basquete do clube crescer ao longo dos anos. Por isso, a renovação de Enzo foi importante. Apenas o argentino e o pivô Malachias permaneceram no grupo que disputou o NBB no ano passado.
— Estamos com uma parte física muito boa, o que é fundamental para o estilo de jogo do Rodrigo. O NBB é um campeonato muito longo, com muitas viagens, e estar com o físico em dia vai ser importante para conseguirmos vitórias e quem sabe chegarmos aos playoffs — relata Enzo.
Serão 18 jogos disputados pelo União Corinthians até o início de janeiro de 2024. Nove deles no Ginásio Poliesportivo Arnão, em Santa Cruz do Sul, que tem capacidade para cinco mil torcedores. Uma excelente oportunidade para a cidade abraçar o time e quem sabe celebrar novamente um título nacional no basquete em breve.