A vitória no Gre-Nal de domingo (8) foi uma espécie de afirmação do Inter após a dolorosa eliminação na Libertadores. O time mostrou poder de reação imediato e dominou a partida vencida por 3 a 2. Com uma campanha que vinha focada no torneio continental, o Colorado voltou a mostrar força em um jogo de Brasileirão.
O resultado deixou algumas lições positivas. A primeira foi a força mental do elenco. Os jogadores mostraram que a eliminação causou poucos danos emocionais.
— O Inter tem um bom time, que jogava uma semifinal de Libertadores e a desclassificação não é o final do mundo. O time tem tudo para terminar o brasileiro muito bem ainda — acredita o ex-lateral colorado Nei.
A boa atuação apesar da vantagem de apenas um gol no placar, também mostrou outros pontos positivos. A qualidade do desempenho deixa o caminho aberto para que a confiança seja retomada. Além de reforçar o trabalho do técnico Eduardo Coudet, que vinha de boas atuações na Libertadores, mas que não vem bem na competição nacional.
— Depois de um clássico jogado como foi , com qualidade, a confiança volta. O Inter mostrou que é um time bem treinado , com bons jogadores e jogadores de personalidade com poder de reação — complementa Nei.
Na avaliação do ex-goleiro Clemer, ficou um questão pendente. Novamente, assim como havia feito com o Fluminense, a equipe criou um grande volume de oportunidades, mas foi pouco efetiva, o que permitiu que tanto o Flu quanto o Grêmio ficassem vivos na partida até o final.
— Acredito que o principal ensinamento é a questão da efetividade na parte final. No clássico, a equipe marcou três gols e poderia ter feito mais pelo volume ofensivo nos 90 minutos. Talvez até goleando o rival, que concluiu apenas duas vezes. Foi justamente o que faltou ao Inter na Libertadores: a capacidade de matar o confronto. Acabou sendo punido mesmo tendo sido superior ao Fluminense e merecido passar de fase — destaca Clemer.
O elenco colorado recebeu folga até quarta-feira (11). Os treinos serão retomados na quinta-feira (12). O próximo jogo do Inter será dia 18, contra o Bahia, na Fonte Nova.