A NBA é a liga de basquete em que estão os principais jogadores do mundo. Antigamente dominada por atletas dos Estados Unidos, hoje tem a presença de estrangeiros que estão dominando o jogo e fazendo a diferença para suas equipes.
O atual campeão Denver Nuggets tem o sérvio Nikola Jokic como principal astro. O MVP da temporada passada foi o camaronês — que vai atuar pelos EUA nos próximos Jogos Olímpicos — Joel Embiid, do Philadelphia 76ers. Além deles, o grego Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks, e o esloveno Luka Doncic, do Dallas Mavericks, são outros estrangeiros entre os principais nomes da NBA.
A nova geração de estrelas também vai no ritmo dos jogadores mais consolidados. O francês Victor Wembanyama, do San Antonio Spurs, vai estrear na Liga e promete impactar a modalidade com sua altura e talento com a bola na mão.
A predominância em número de jogadores segue sendo norte-americana. Astros como LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant continuam em alta, sendo peças relevantes nas suas equipes. Assim como os mais jovens que cada vez ganham mais relevância, casos de Ja Morant e Devin Booker, por exemplo.
Top 10 da NBA na atualidade:
Os integrantes do PrimeCast, podcast de NBA e NFL de GZH, montaram a lista dos 10 melhores jogadores da NBA na atualidade. Fizeram parte da votação: Alex Torrealba, Douglas Demoliner e Lucas Katsurayama.
1º) Nikola Jokic
Unanimidade como atual melhor jogador da NBA. O sérvio foi a peça fundamental para o Denver Nuggets ser campeão da liga na última temporada. Jokic foi o MVP das finais e decisivo em todos os momentos da campanha vitoriosa.
2º) Giannis Antetokounmpo
O astro do Milwaukee Bucks não veio de uma boa temporada em 2022/2023, mesmo assim seguiu fazendo a diferença para sua equipe enquanto esteve em quadra.
— Ele só não é o melhor jogador da atualidade porque no ano passado Nikola Jokic ultrapassou todos os limites. Mas Giannis segue sendo um dos jogadores mais dominantes da NBA, seja no ataque ou na defesa. Além disso, ano após ano ele tenta melhorar seu aproveitamento em arremessos de média distância. Agora, com a parceria de Damian Lillard, tem tudo para voltar a ser o número um e quem sabe colocar o seu segundo anel de campeão na mão — analisa Demoliner.
3º) Luka Doncic
O esloveno vem sendo um dos principais jogadores da iga há pelo menos dois anos. No entanto, o Dallas Mavericks deixa a desejar em elenco de apoio para Doncic poder brilhar nos playoffs. Nesta temporada, isso pode começar a mudar.
— Um dos grandes nomes da geração atual. Tem habilidade e consegue contribuir ofensivamente de diferentes formas. Além disso, já veio pronto da Europa e sabe crescer na hora certa. Talvez seja a temporada para alçar voos maiores, como um prêmio de MVP. Merece a terceira colocação — explica Katsurayama.
4º) Joel Embiid
O atual MVP da NBA carregou os 76ers na última temporada e deixou claro o motivo de ter sido eleito o jogador mais valioso da liga. No entanto, para a equipe chegar mais longe, é necessário outro jogador importante para ajudar Embiid nos playoffs, o que aumentaria ainda mais a produtividade do pivô.
— Foi eleito MVP com méritos, apesar de Jokic também merecer o prêmio. É um jogador capaz de levar sua equipe aos playoffs praticamente sozinho, mas se almeja ser campeão da NBA precisa de apoio. Uma de suas missões, como grande jogador que é, será ajudar James Harden a jogar com mais consistência na temporada — comenta Torrealba.
5º) Devin Booker
Em uma franquia com Kevin Durant e, agora, Bradley Beal, é Devin Booker quem consegue chamar atenção no Phoenix Suns, que vem forte para a temporada 2023/2024 da NBA.
— Um dos grandes pontuadores da liga na atualidade. Tem facilidade para converter arremessos como poucos. No último playoff, conseguiu ser o protagonista dos Suns com Kevin Durant ao lado e gerou dificuldades aos Nuggets. Está consolidado como estrela da Liga, merecendo estar no top 5 — diz Katsurayama.
6º) Jimmy Butler
Atual finalista da NBA com o Miami Heat, Butler se mostrou um dos melhores jogadores dos playoffs. Ele foi decisivo em diversos momento da campanha, que só parou no Denver Nuggets na final.
— Liderou o Heat em uma campanha de final da NBA. Suas atuações nos playoffs só confirmaram o seu talento e o quanto ele precisa estar na lista dos melhores jogadores da atualidade da liga. Na última temporada, Butler teve média superior a 22 pontos por jogo, mas nos playoffs os números passaram de 26 pontos por jogo. Com a manutenção do elenco, o Heat chega novamente forte no Leste, muito por conta de seu líder — analisa Demoliner.
7º) Stephen Curry
Aos 35 anos, Curry vai para mais uma temporada a frente do Golden State Warriors. Quatro vezes campeão da NBA e duas vezes MVP, essa temporada pode ser um bom retorno após um ano com lesões atrapalhando.
— O melhor arremessador da história da liga ainda tem muito a apresentar. Ele sofreu com algumas lesões na última temporada, mas, mesmo assim conseguiu ser importante para sua equipe. Com a chegada de Chris Paul aos Warriors, ele pode ter menos responsabilidades como armador e se focar mais como um scorer e produzir mais de 25 pontos de média — diz Torrealba.
8º) Ja Morant
Com uma última temporada explosiva e fazendo o Memphis Grizzlies chegar aos playoffs, Ja Morant se credenciou como uma das novas estrelas da NBA.
— Talvez seja o jogador com maior potencial da liga atualmente. Seu talento, estilo de jogo e habilidades lembram muito Allen Iverson (isso foi dito pelo próprio jogador, lenda dos 76ers). Porém, mesmo com todo esse talento dentro da quadra, falta cabeça fora dela. Ano passado, em um ano que tinha tudo para ser importante na história dos Grizzlies, o jogador passou maior parte da temporada suspenso e nos playoffs se lesionou, não podendo fazer muito na eliminação do Memphis para os Lakers. Nesse início de temporada, Ja Morant ficará 25 jogos fora. Novamente por suspensão. Mas, quando voltar, terá um time forte e reforçado com Marcus Smart. Se mantiver o seu foco só na quadra, Ja Morant vem para as cabeças no Oeste — explica Demoliner.
9º) Kevin Durant
Durant é mais uma das estrelas do Phoenix Suns para a temporada. Aos 35 anos, ele não tem mais a saúde de um garoto, mas é capaz de decidir jogos como poucos na liga. Ao lado de mais duas estrelas, ele vai buscar seu terceiro título na carreira.
— É um craque do basquete, que merecia ter vencido mais títulos, mas perdeu chances por não se manter mais tempo em algumas equipes. Com Booker e Beal ao seu lado, os Suns têm chances de vencer a Liga e dar mais um anel para Durant. Provavelmente ele não será o protagonista nesse time, mas será importante nos momentos decisivos por conta da sua experiência — analisa Torrealba.
10º) LeBron James
Um dos maiores jogadores da história do basquete, líder em pontos na NBA, o mais rico da liga e quatro vezes campeão — em três franquias diferentes. LeBron segue sendo a estrela do Los Angeles Lakers, mesmo com idade avançada.
— Com quase 39 anos, ele chega para sua 21ª temporada como ninguém nunca conseguiu. Nos playoffs da temporada passada, jogou com o pé machucado e liderou os Lakers à final do Oeste derrubando os Grizzilies de Morant e os Warriors de Curry. Apesar da idade, é o jogador mais inteligente da história, o que justifica o alto rendimento. Na atualidade, não existem nove jogadores melhores do que LeBron. Eu o colocaria em sexto — comenta Katsurayama, que foi voto vencido na montagem da lista, deixando James na décima posição.