Permanecer na mesma franquia durante muito tempo é algo cada vez mais raro na NBA. Os jogadores estão em buscar de equipes competitivas, além de salários justos para o nível de talento de cada um.
Por conta disso, a cada temporada que passa, mudanças se tornam mais frequentes, principalmente de atletas que estão buscando seu primeiro título. Para a temporada 2023/2024 — que começa dia 24 de outubro — da principal liga de basquete aconteceram contratações, trocas, renovações de contrato, e pelo menos 10 craques da NBA vão estar em uma nova equipe.
1 - Damian Lillard (Milwaukee Bucks)
O primeiro nome dessa lista foi o jogador mais disputado durante a offseason da NBA. Diversas franquias fizeram ofertas ao Portland Trail Blazers pelo armador, mas, quem levou o jogador foi o Milwaukee Bucks.
Lillard chega para atuar em um time pronto e competitivo e vai em busca do seu primeiro título da liga. Com Giannis Antetokounmpo e Khris Middleton, esse trio coloca os Bucks como um dos favoritos da Conferêncial Leste.
2 - Bradley Beal (Phoenix Suns)
O ala-armador foi outro que decidiu mudar de ares para conseguir uma equipe competitiva e buscar um título na NBA. O destino de Beal foi o Phoenix Suns, após anos no Washington Wizards sem sucesso.
Na nova franquia, ele terá a companhia de Kevin Durant e Devin Booker para levar o time a um novo patamar na Conferência Oeste.
3 - Kristaps Porzingis (Boston Celtics)
Os Celtics precisavam de talento no garrafão e foram buscar um pivô de qualidade dos dois lados da quadra. O letão Porzingis é um dos mais altos da NBA, mas isso não significa que ele não tem talento com a bola na mão ou para arremessar de longa distância.
Com passagens pelos Knicks, Mavericks e Wizards, o pivô espera ter mais estabilidade nos Celtics para quem sabe chegar longe nos playoffs pela primeira vez na carreira.
4 - Marcus Smart (Memphis Grizzlies)
A chegada de Porzingis em Boston só foi possível por conta de uma troca que enviou Smart para os Grizzlies, após nove temporadas pelos Celtics. Um dos melhores defensores da NBA saiu de uma equipe forte no Leste, para um time que cresce cada vez mais no Oeste.
Ao lado de Ja Morant e Jaren Jackson — dois jovens de muito talento —, Smart pode ajudar a franquia de Memphis a ser uma das concorrentes à final da NBA na próxima temporada.
5 - Jrue Holiday (Boston Celtics)
Os Celtics foram uma das equipes mais ativas do mercado de transferências. Para repor a saída de Smart, a franquia trocou pelo armador Jrue Holiday — envolvido pelos Bucks na troca por Lillard. Ele nem chegou a vestir a camisa dos Blazers e foi trocado para Boston, com objetivo de ser uma peça fundamental da equipe, ao lado de Jayson Tatum, Jaylen Brown e Kristaps Porzingis.
6 - Robert Williams (Portland Trail Blazers)
Provavelmente nenhum torcedor de Boston gostaria de ter perdido Williams. Mas foi necessário envolvê-lo na troca por Holiday. O pivô sempre mostrou vontade e talento enquanto esteve nos Celtics. Ele será um dos pilares da reconstrução dos Blazers, que ainda deve demorar algumas temporadas.
7 - Chris Paul (Golden State Warriors)
Um dos jogadores mais talentosos da NBA, mas que não ganhou nenhum título ainda. Esse é um resumo de Chris Paul. Apesar de diversos prêmios individuais, o desejo do armador é a premiação principal da liga.
A última passagem pelos Suns acabou sendo decepcionante, por isso ele foi envolvido na troca por Beal. Paul nem chegou a vestir a camisa dos Wizards e foi enviado para os Warriors, onde ele vai fazer uma das duplas mais esperadas da temporada com Stephen Curry.
8 - Victor Oladipo (Oklahoma City Thunder)
Sempre considerado um jogador talentoso, Oladipo não teve sorte em sua passagem pelo Miami Heat. Com lesões durante as temporadas em que esteve por lá, ele desfalcou a equipe em momentos importantes. Por isso, ele foi trocado para OKC, onde ele poderá ajudar um time jovem, porém com talentos em diversas posições da quadra.
9 - Max Strus (Cleveland Cavaliers)
Por ter sido finalista da NBA na última temporada, o Heat teve jogadores, que até então não eram renovados, valorizados pelas outras franquias da liga. Strus foi um desses casos, porque Miami não quis pagar o contrato que ele estava pedindo e acabou não renovando. Seu destino foi o Cavaliers, que assinou com o ala por 4 anos e R$ 300 milhões durante o período.
10 - Gabe Vincent (Los Angeles Lakers)
O caso de Vincent foi o mesmo de Strus. O armador foi importante para o Heat na última temporada e quis ser mais valorizado. Como não conseguiu uma renovação com Miami, ele fechou com os Lakers por 3 anos e vai receber R$ 158 milhões para atuar ao lado de Lebron James e Anthony Davis em Los Angeles.