Todos os anos novos craques surgem na NBA oriundos do basquete universitário dos Estados Unidos ou de grandes ligas europeias. Para a temporada que se aproxima, dia 24 de outubro, a competição para o prêmio de melhor novato será disputada por conta do número de concorrentes e pelo talento de cada um deles.
Ao passo que grandes estrelas estão próximas da aposentadoria, como Lebron James, Stephen Curry e Kevin Durant, a NBA precisa se renovar com novos astros para manter o alto nível do jogo praticado.
São diversos jovens que se destacaram por faculdades ou clubes e agora têm de mostrar o talento na principal liga de basquete do planeta. Na pré-temporada da NBA já está sendo possível observar alguns deles e, com isso, a expectativa só aumenta.
Os favoritos ao prêmio
Na última segunda-feira (9), o Oklahoma City Thunder venceu o San Antonio Spurs por 122 a 121. As atenções estavam todas para Chet Holmgren e Victor Wembanyama — dois candidatos ao prêmio de novato da temporada e considerados o futuro da NBA nos próximos anos.
Victor Wembanyama
O francês de 19 anos e 2m24cm de altura — o mais alto da liga —, foi a primeira escolha geral do último Draft. Os Spurs não tiveram dúvida em selecionar o pivô, que é considerado um dos melhores prospectos da história da NBA.
Ele já chega com status de estrela, sendo um defensor completo e com diversos atributos no ataque. Só a altura de Wembanyama já assusta qualquer adversário, mas, o francês também é ágil e sabe arremessar de diversos lugares da quadra.
Além do talento, ele precisará ter um mental bom, visto que será o centro das atenções e terá a pressão de levar os Spurs para o caminho das vitórias novamente.
Chet Holmgren
Escolhido na segunda posição do Draft 2022, Holmgren se machucou antes do início da temporada passada e ficou de fora de todos os jogos do Thunder. O ala-pivô revelado pela Universidade de Gonzaga, de 2m14cm de altura, tem todos os atributos para ser um dos jogadores mais dominantes da NBA no futuro.
Apesar de não ser um jogador forte fisicamente, ele é alto e ágil. Essas qualidades fazem com que ele leve vantagem contra pivôs mais pesados no um contra um. Além disso, Holmgren infiltra no garrafão e arremessa de fora do perímetro como se fosse um armador.
O jovem de 21 anos vai agregar em altura para o talentoso time do Thunder e em qualidade com a bola na mão, podendo tornar OKC um time perigoso para qualquer adversário durante a temporada.
Correm por fora e podem surpreender
Concorrer contra Wembanyama e Holmgren será uma missão difícil para qualquer novato. No entanto, há três jogadores com talento suficiente para serem considerados concorrentes.
Brandon Miller
Um dos jogadores mais intensos vindo do basquete universitário foi selecionado pelo Charlotte Hornets como segunda escolha do Draft 2023. Miller, 20 anos, é um dos melhores arremessadores dessa nova geração e tem um físico bom para um ala-armador.
Em Alabama, ele causou impacto na sua temporada de calouro e chamou a atenção de diversas equipes da NBA. O novato chega para complementar o talento de LaMelo Ball nos Hornets, sendo um jogador que não precisa ter a bola toda hora nas mãos para ser efetivo.
Miller precisa evoluir em alguns aspectos defensivos, mas é importante nos rebotes com seus 2m06cm de altura.
Scoot Henderson
Com a saída de Damian Lillard, o Portland Trail Blazers precisam de uma nova estrela. Henderson, 19 anos, pode ser esse jogador para uma franquia que vai precisar recomeçar com um time jovem.
Um armador nato, com ótima visão de jogo e que se destaca pelas assistências. A terceira escolha geral do último Draft não terá um grande elenco de apoio no início, mas isso pode ser positivo para seu desenvolvimento individual.
Henderson ainda precisa melhorar seu arremesso de longa distância, porém tem potencial e tempo para isso. O novato tem tudo para ser um dos grandes armadores do futuro da NBA.
Amen Thompson
Ainda buscando uma reestruturação, o Houston Rockets apostou em Amen Thompson, 20 anos, no último Draft. O armador é um exímio infiltrador, bastante ágil, com atributos físicos de primeira linha e com recursos para ajudar sua equipe.
Ele talvez demore mais a amadurecer e evoluir como um jogador completo. No entanto, já mostrou que tem potencial para isso. A defesa é outro ponto forte de Thompson: por conta dos seus 2m01cm de altura, ele consegue ter vantagem contra outros armadores.
Seu principal ponto fraco é arremessar. Tem uma mecânica com problemas, mas que pode ser trabalhada na NBA para torná-lo um jogador mais completo na liga.