A temporada regular da NBA vai começar no dia 24 de outubro. Desde a conquista do Denver Nuggets, em junho, até o final de setembro, diversas negociações ocorreram e jogadores de destaque trocaram de equipes.
Essas movimentações geram a expectativa de mais disputas na próxima temporada nas duas conferências. No Leste, Milwaukee Bucks, Miami Heat e Boston Celtics surgem como as três principais franquias.
No Oeste, os atuais campeões Nuggets seguem fortes, mas começam a se preocupar com a melhora do Dallas Mavericks e Phoenix Suns, além do perigo do Los Angeles Lackers, de Lebron James, e do Golden State, de Stephen Curry.
A 78ª temporada regular da NBA tem previsão para acabar dia 14 de abril de 2024. Os playoffs iniciam no dia 20 do mesmo mês, pois aguardam a definição do play-in entre os dias 16 e 19. A primeira partida final está marcada para 6 de junho.
Principais movimentações da temporada da NBA
Apesar de ser a mais recente, a troca de Damian Lillard para o Milwaukee Bucks foi a mais relevante. Três equipes foram envolvidas na negociação, e o armador deixou o Portland Trail Blazers após 11 temporadas. Ele chega para atuar ao lado do grego Giannis Antetokounmpo e tentar retornar ao topo da Conferência Leste.
- Milwaukee Bucks: Damian Lillard;
- Portaland Trail Blazers: Jrue Holiday, Deandre Ayton, Toumani Camara, escolha de primeira rodada de 2029 dos Bucks e pick swap dos Bucks;
- Phoenix Suns: Jusuf Nurkic, Nasir Little, Keon Johnson e Grayson Allen.
Na metade de junho, outra troca movimentou a NBA. Breadlay Beal era o jogador mais cobiçado do momento e diversas franquias buscaram troca com o Washington Wizards. No entanto, a oferta que mais agradou a equipe foi a do Phoenix Suns, que usou o armador Chris Paul como moeda de troca.
- Washington Wizards: Chris Paul, Landry Shamet, múltiplas escolhas de segunda rodada, múltiplas trocas de escolhas
- Phoenix Suns: Bradley Beal, Jordan Goodwin e Isaiah Todd
O Golden State Warriors tentou trocar Jordan Poole após ele se envolver em briga com o companheiro Draymond Green no início da última temporada. Três dias depois de Chris Paul chegar aos Wizards, ele foi usado novamente como moeda de troca e vai atuar ao lado de Stephen Curry.
- Washington Wizards: Jordan Poole, Patrick Baldwin Jr, Ryan Rollins, escolha de primeira rodada de 2030 e escolha de segunda rodada de 2027
- Golden State Warriors: Chris Paul
O Boston Celtics, que chegou próximo da final da NBA na última temporada — perdeu a final do Leste para o Miami Heat — conseguiu uma boa aquisição para aumentar o domínio no garrafão. O ala-pivô Kristaps Porzingis pode ajudar os Celtics a chegarem em um nível acima do esperado da franquia. No entanto, o armador Marcus Smart, que foi envolvido na troca e vai atuar pelo Memphis Grizzlies, será um desfalque defensivo importante para Boston.
- Boston Celtics: Kristaps Porzingis, 25ª escolha do draft de 2023, escolha de primeira rodada de 2024
- Washington Wizards: Tyus Jones, Danilo Gallinari, Mike Muscala, 35ª escolha do draft de 2023
- Memphis Grizzlies: Marcus Smart
Além de Smart, outro desfalque defensivo que os Celtics vão ter será o ala Grant Williams. Ele foi trocado para o Dallas Mavericks e se juntará a Luka Doncic e Kyrie Irving.
- Dallas Mavericks: Grant Williams
- San Antonio Spurs: Reggie Bullock e uma pick swap de Dallas em 2030
- Boston Celtics: múltiplas escolhas de segunda rodada