O início de mais uma temporada da NBA está próximo. A partir de 24 de outubro, a principal liga de basquete do mundo começa com diversos atrativos dentro e fora das quadras.
Os melhores jogadores do planeta, jovens promessas da modalidade e franquias que almejam vencer o título são as atrações durante os meses de disputa do campeonato, que tem término programado para junho de 2024.
No entanto, a NBA vai além do jogo disputado dentro de quadra. É uma liga com diversos atrativos para que o público se mantenha interessado durante toda temporada.
TODO JOGO É UM EVENTO
Nos Estados Unidos, os esportes são tratados de maneira diferente em relação ao Brasil. Além do jogo disputado, o público também participa de um evento desde o momento em que chega no ginásio até a hora de ir embora.
Isso vale também para quem assiste pela televisão. Além da partida transmitida, o telespectador tem uma imersão total na liga, com os principais acontecimentos dos outros jogos e atrações durante os intervalos. Isso acontece na NBA, assim como na NFL — liga de futebol americano —, e em outras modalidades tradicionais entre os norte-americanos.
CELEBRIDADES
Quando há um grande evento nos EUA, uma das certezas é a presença de celebridades. A NFL está vivenciando e se acostumando com a presença da cantora Taylor Swift em partidas para acompanhar o namorado Travis Kelce. Entretanto, na NBA isso é frequente, uma vez que diversos artistas amam o esporte e gostam de vivenciar o ambiente.
Um dos torcedores mais fiéis do New York Knicks é o renomado cineasta Spike Lee. Ele vai a praticamente todos os jogos da franquia quando ela atua em Nova Iorque, sempre trajado de laranja e azul — cores predominantes dos Knicks.
O rapper Drake é outro torcedor presente na NBA. Ele é fã do Toronto Raptors e por diversas vezes é visto nas partidas da equipe, seja como mandante ou como visitante, apoiando seu time e provocando os rivais na primeira fileira.
Além deles, a cantora Selena Gomez é uma torcedora ilustre do San Antonio Spurs. Em diversas oportunidades ela foi vista na beira da quadra vibrando pela equipe. Com a chegada do promissor Victor Wembanyama, ela deve estar ainda mais presente nos jogos por conta da expectativa de melhora na franquia.
MASCOTES
Os mascotes da NBA são atrações imperdíveis para quem acompanha os jogos. Além de animarem o público, eles interagem com a torcida, participam de atividades durante os intervalos e, por vezes, provocam os jogadores adversários.
Todas as franquias têm um mascote, mas alguns se destacam mais do que outros. O Bennie The Bull, do Chicago Bulls, é um dos mais famosos. O Harry The Hawk, do Atlanta Hawks, é um dos mais antigos — está na NBA desde 1986. Um dos mais amados e o mais feliz atualmente é o Rocky The Mountain Lion, do Denver Nuggets — atual campeão da Liga.
UNIFORMES
A NBA se destaca também pelos uniformes durante a temporada. Além do fardamento padrão para atuar como mandante e visitante, as franquias desenvolvem modelos diversos para celebrar datas e momentos especiais.
Todas as franquias fazem uniformes dedicados à cidade em que atuam, chamados de City Edition. Além disso, as equipes customizam o fardamento para datas comemorativas, como Natal, Páscoa e Ação de Graças, ou para homenagear as Forças Armadas dos EUA, com uniformes camuflados.
INTERATIVIDADE
Uma das premissas do evento é a imersão de quem faz parte dele. Seja presencialmente na quadra ou assistindo pela TV, o fã de NBA tem a chance de interagir durante as partidas. Para quem está no ginásio, a chance de participar de atividades e ganhar prêmios é frequente. Além das lojas para comprar assessórios da franquia, há possibilidade de encontrar um antigo ídolo da equipe para tirar fotos.
Quem não pode se fazer presente em um jogo nos EUA, cada vez mais tem a oportunidade de conhecer a NBA direto do Brasil. As transmissões estão cada vez mais interativas e o público brasileiro está sendo valorizado pela Liga. Em determinados momentos da temporada são montadas estruturas — chamadas de NBA House — para o fã de basquete curtir tudo que um torcedor local vivencia, só que sem sair do Brasil.
Além disso, o fã gaúcho tem a oportunidade de vivenciar isso no NBA Park, em Gramado, ou em outros locais específicos dedicados ao basquete, como o Dunk Park, em Porto Alegre, que proporciona um espaço para a transmissão dos jogos, assim como está oportunizando o esporte para adultos e crianças que amam a NBA.