Poucos especialistas, para não dizer nenhum, acreditavam que Detroit Lions e Jacksonville Jaguars estariam vivendo o bom momento em que estão na temporada 2023 da NFL. São franquias que, até o ano passado, sofriam para chegar aos playoffs, mas atualmente sonham em conquistar o Super Bowl pela primeira vez na história.
Os Lions lideram a divisão Norte da Conferência Nacional (NFC), com cinco vitórias e apenas uma derrota. Na abertura da temporada, o time de Detroit surpreendeu e venceu o atual campeão Kansas City Chiefs fora de casa. Na sequência, uma derrota apertada para o Seattle Seahawks, e agora vem de três vitórias seguidas.
— A boa campanha começa pelo quarterback Jared Goff. Ele é top 5 nas principais estatísticas, como jardas e touchdowns lançados. Detroit é uma das franquias que melhor aproveitou a offseason, com renovações pontuais na free agency, um Draft sólido e o retorno de jogadores lesionados. Além disso, tem em Dan Campbell um treinador sem medo de arriscar.
É um time consistente, tanto na defesa quanto no ataque. São cinco vitórias em seis jogos, é algo incrível se pensarmos que há duas temporadas a franquia teve a segunda pior campanha da NFL, com apenas três vitórias — analisa Janaína Wille, jornalista integrante do PrimeCast, podcast produzido pela GZH que aborda assuntos relacionados à NFL e à NBA.
Na Semana 6, os Lions venceram o Tampa Bay Buccaneers por 20 a 6, com destaque para Goff, que passou para 353 jardas e dois touchdowns.
Um time talentoso, mas inconsistente
Os Jaguars chegaram ao playoffs na última temporada, mas não convenceram dentro de campo. Em 2023, o time de Jacksonville venceu quatro jogos e perdeu dois — para os Chiefs e o surpreendente Houston Texans. Dos triunfos, já foram dois contra os rivais Indianapolis Colts, além de uma vitória importante contra o Buffalo Bills, e outra contra o Atlanta Falcons, que ocorreram em Londres, na Inglaterra.
— Pela campanha e pelo desempenho dentro de campo, os Jaguars são favoritos para vencer a divisão Sul da Conferência Americana (AFC). A defesa consegue neutralizar os adversários em boa parte dos jogos, enquanto o ataque tem talento, mas falta consistência do quarterback Trevor Lawrence. Ele ainda é jovem e está evoluindo, mas já mostrou que pode decidir partidas sozinho — comenta Alex Torrealba, jornalista integrante do PrimeCast, de GZH.
O último resultado positivo dos Jaguars foi na Semana 6 contra os Colts. A vitória por 37 a 20 teve o running back Travis Etienne como destaque, com 55 jardas corridas e dois touchdowns anotados.
Resultados da Semana 6 da NFL
Quinta-feira (12)
- Kansas City Chiefs 19 x 8 Denver Broncos
Domingo (15)
- Tennessee Titans 16 x 24 Baltimore Ravens
- Miami Dolphins 42 x 21 Carolina Panthers
- Houston Texans 20 x 13 New Orleans Saints
- Atlanta Falcons 16 x 24 Washington Commanders
- Jacksonville Jaguars 37 x 20 Indianapolis Colts
- Cincinnati Bengals 17 x 13 Seattle Seahawks
- Chicago Bears 13 x 19 Minnesota Vikings
- Cleveland Browns 19 x 17 San Francisco 49ers
- Las Vegas Raiders 21 x 17 New England Patriots
- Tampa Bay Buccaneers 6 x 20 Detroit Lions
- New York Jets 20 x 14 Philadelphia Eagles
- Los Angeles Rams 26 x 9 Arizona Cardinals
- Buffalo Bills 14 x 9 New York Giants
Segunda-feira (16)
- Los Angeles Chargers x Dallas Cowboys - 21h15min (ESPN 2 e Star+)