A oitava etapa do Meeting Paralímpico foi encerrada neste sábado (14), em Porto Alegre. Na capital gaúcha, a piscina do Grêmio Náutico União recebeu as provas da natação, enquanto a pista e o campo da Sogipa formam o palco das provas do atletismo.
Na Sogipa, quem brilhou foi o gaúcho Aser Ramos, da classe T36 (paralisia cerebral). Convocado para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, o atleta do RS Paradesporto fez sua última competição antes da viagem para a capital chilena, onde irá em busca de medalhas no salto em distância e nos 100 metros, provas que realizou nesta manhã de sábado.
— Vai ser a minha primeira participação em um Parapan, então é uma convocação que eu estava esperando há muito tempo. Hoje foi minha última disputa oficial até lá, mas os treinos seguem intensos até novembro. Quero chegar ao Chile e fazer boas provas, ficar em primeiro lugar em ambas e buscar quebrar o recorde — comentou Aser, que venceu o salto em distância, com 5m62 e os 100 metros, com 12s89.
Além do Meeting Paralímpico, a pista da Sogipa recebeu ainda o Desafio CPB/CBAt de atletismo, promovido em conjunto pelo Comitê Paralímpico do Brasil e pela Confederação Brasileira de Atletismo. Entre os atletas, o costa riquenho Kermyth Forbes Soto, 16 anos, da classe T20 (deficiência intelectual), competiu nas provas de salto em distância e 400 metros.
O jovem atleta enfrentou mais de 5,6 mil quilômetros para fazer sua primeira competição em solo brasileiro.
— Foram três voos: primeiro para Bogotá, depois para São Paulo, até chegar em Porto Alegre. Foi bem cansativo, mas estou feliz por desfrutar esse momento — disse Soto.
Acompanhado do técnico Juan Carlos Sanchez, ele comemorou os resultados obtidos na capital gaúcha: 53s49 nos 400 metros e 5,54m no salto em distância.
— Estamos muito contentes por estar aqui. Tivemos um progresso muito bom, o que permitiu que ele competisse em eventos internacionais. Nosso objetivo é buscar a classificação para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Kermyth melhorou sua marca, agora é esperar. Vir para cá, encontrar atletas de alto rendimento e ter essa experiência vai ajudar ele a progredir ainda mais — comentou o treinador.