O Geração Start desta semana conversa com o criador de conteúdo de games gaúcho, Tiago "Tulkas" Ignácio. Morador de São Leopoldo, ele produz vídeos de reviews (após o lançamento de algum novo jogo, ele joga e traz sua observações positivas e negativas) e já acumula mais de 100 mil inscritos no seu canal Nerd Crônico, no Youtube.
— Sempre desenvolvi boas memórias com os jogos. Eu tive um Super Nintendo, que eu ganhei do meu pai, senhor Marco Aurélio dos Santos, no fim dos anos 1990, e foi com ele que eu criei minhas primeiras memórias de jogar os jogos até o fim. Mesmo com o lançamento de outros consoles, eu sempre me mantive no Nintendo. Não por falta de oportunidade, mas porque eu gostava muito daquele videogame. Tanto que a base que eu tive para me apaixonar pelos games e para querer trabalhar com isso foi toda criada a partir do Super Nintendo — contou Tulkas.
Tiago se formou em Jogos Digitais na Feevale, porém, nunca trabalhou no mercado de desenvolvimento de games. Por opção e visão de mercado, acabou migrando para a área de marketing e publicidade, antes de focar totalmente no seu canal e no seu trabalho dentro dos games.
— A realidade do mercado brasileiro de desenvolvimento de jogos é o seguinte: ou tu tens um aporte financeiro grande no seu projeto ou você tem que ter condições de se manter enquanto você o desenvolve. Não são muitos os estúdios onde você pode enviar o seu currículo. Por isso, acabei migrando para a área de marketing, já que o curso te ensina muitas coisas que possibilitam trabalhar com edição e design — explicou.
Tulkas teve experiências em alguns jogos que estão inseridos no cenário competitivo (eSports). Entretanto, depois de um começo na produção de conteúdo com o League of Legends (LoL), entendeu que a sua estratégia como criador de conteúdo para buscar o sucesso estava em outro foco: os jogos de single players e de modos história.
— Tento usar muita coisa que o pessoal utiliza no stand up para fazer os roteiros dos meus vídeos. Busco muitas referências em criadores de conteúdos lá de fora que tem mais ou menos a pegada de edição que eu gosto. Meus primeiros vídeos foram de League of Legends, mas eu sentia que aquilo não estava sendo produtivo da forma que eu gostaria e, a partir disso, entendi que era mais inteligente produzir conteúdo de jogos single players — revelou.
Aos 30 anos, Tulkas se dedica totalmente a produção de conteúdo para o seu canal, que possui mais de 114 mil inscritos no Youtube. A frequência de publicação é de um vídeo por semana, algo que poderia "comprometer" sua renda mensal. Porém, de acordo com o produtor de conteúdo, isso não tem sido problema por conta da forte comunidade que ele criou.
— O que me deixa tranquilo é que eu consegui criar uma comunidade que entende o trabalho que eu faço. Que eu não conseguirei entregar mais de um vídeo por semana porque demanda tempo de jogo, de preparação de roteiro, de gravação e de edição. Além disso, também procuro sempre conseguir algum parceiro comercial para os vídeos — finalizou.