Considerado o principal favorito ao título, Carlos Alcaraz foi derrotado por Grigor Dimitrov em duelo válido pelas oitavas de final do Masters 1000 de Xangai nesta quarta-feira (11). Com estilo de jogo mais consistente, o búlgaro venceu o confronto de virada pelo placar de 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 6/2 e 6/4 em 2h9min de partida.
O resultado credencia o número 19 do ranking a uma vaga às quartas de final da competição. É a primeira vez que ele consegue levar a melhor sobre o rival espanhol no histórico particular. Nas três partidas anteriores, Alcaraz deixou a quadra como vencedor sem perder um set sequer.
Após o triunfo desta quarta, Dimitrov vai enfrentar o chileno Nicolas Jarry na próxima rodada. Já Alcaraz, que tinha como objetivo terminar o ano como número um do mundo, admitiu que a eliminação nas oitavas de final complicou o seu objetivo.
— A meta de terminar o ano como número um do mundo ficou mais complicado agora com estes últimos resultados, mas quero continuar tentando. Para isso, vou tentar ganhar os próximos torneios — afirmou.
No jogo, após vencer o primeiro set por 7 a 5, Alcaraz viu Dimitrov se impor na quadra e comandar as ações. O búlgaro logo abriu 2 a 0, dominou toda a parcial e definiu o empate sem grandes problemas. No set decisivo, o panorama se manteve e a vitória de virada mostrou a eficácia de um jogo com mais variações por parte do 19º do ranking da ATP.
Mas três jogos ocorreram nesta quarta pelo Masters 1000 de Xangai. Nicolas Jarry superou o argentino Diego Schwartzman por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 5/7 e 6/3. O francês Ugo Humbert venceu o americano JJ Wolf sem grandes dificuldades por 2 sets a 0 (6/1 e 6/2) e vai encarar o russo Andrey Rublev, que confirmou o seu favoritismo ao derrotar o americano Tommy Paul por os 2 sets a 0 com um duplo 7/5.