Seis jogos e seis vitórias por 2 a 0. Foi assim que Ana Patrícia e Duda confirmaram nesta sexta-feira (27) a condição de favoritas ao título do vôlei de praia feminino dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Na final contra as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson, elas se impuseram com parciais de 22/20 e 21/18. A partida foi disputada em 41 minutos com sensação térmica na casa de 10 graus.
Campeãs mundiais em 2022 e vice nesta temporada, Ana Patrícia e Duda se conhecem há muito tempo. Juntas, venceram os Jogos Olímpicos da Juventude em 2014, o Mundial sub-21 em duas oportunidades, além de outros títulos nos circuitos brasileiro e mundial.
Depois de um tempo sem atuar juntas, uniram forças após os Jogo de Tóquio com o objetivo claro de serem campeãs olímpicas em Paris.
— É um sonho. Nós vamos tentar fazer o melhor, nos classificar para buscar a medalha de ouro. O caminho é longo. E se acontecer (o título olímpico) será gratificante. (Imagino) que será uma emoção indescritivel— disse a sergipana Duda, após a vitória no Parque Cerrilos.
A mineira Ana Patrícia fez questão de ressaltar a importância do ouro no Pan.
— É uma realização, uma medalha de ouro em campeonatos grandiosos como o Pan é e será sempre de se orgulhar. Estamos muito felizes e vamos levar pra casa essa memória indescritível de nosso primeiro Pan-Americano.
Na disputa do bronze, as norte-americanas Corinne Quggle e Sarah Murphy venceram as argentinas Ana Gallay e Fernanda Pereyra.