A dupla Gre-Nal viveu uma quarta-feira (13) diferente no Brasileirão sub-17. Apesar da derrota para o Atlético-MG, fora de casa, por 2 a 0, o Inter garantiu a classificação na segunda fase da competição. Enquanto o Grêmio, que venceu o Bahia por 3 a 0, no CT Helio Dourado, em Eldorado do Sul, não conseguiu avançar — o time já estava desclassificado antes da abertura da rodada.
O Colorado enfrentará o São Paulo nas quartas de final. Os jogos ainda não tem datas definidas, mas a primeira partida será com mando do time gaúcho.
Derrota, mas classificação
O técnico Éder Moraes escalou o Inter com Menke; Vaghetti, Evertow, João Dalla Corte e Eduardo Belmont; Bernardo, Allex , Henrique, Gabriel Carvalho e Guilherme Bahia; Ricardo Mathias.
Jogando com pela classificação devido ao saldo de gols, a equipe foi a campo com praticamente o mesmo time da vitória sobre o Cuiabá. A única modificação foi a volta de Bernardo no meio-campo, após cumprir suspensão.
O Colorado até tentou abrir o placar com chutes de Gabriel Carvalho, Henrique e Ricardo Mathias, mas o o goleiro Cobra impediu. No fim do primeiro tempo, Guilherme Bahia foi expulso.
Já no fim do jogo, o Galo chegou ao seu gol. Iseppe marcou aos 39 e depois ampliou no último minuto da partida, em cobrança de falta.
Vitória, mas sem avançar
Ao contrário do Inter, o Grêmio entrou na última rodada já sem chances de classificação. No entanto, conseguiu a vitória, atuando em casa, contra o Bahia por 3 a 0. Acácio, Tiago e Guga marcaram os gols gremistas. O técnico Ruimar Kunzel mandou a campo João Victor, Vitor Ramon, Murilo Tramontini, Luis Eduardo e Pedro Gabriel; Zortéa, Smiley e Tiago; Gabriel Passos, Acácio e Guga.
A vantagem foi toda construída no primeiro tempo. Aos 12 minutos de jogo, Acácio acertou um forte chute da entrada da área pelo lado direito e abriu o marcador. Depois disso, o time do Bahia precisou se abrir para tentar o empate, mas parou na defesa gremista.
Aos 45 minutos, Tiago aproveitou boa jogada pelo lado direito, arriscou da entrada da área e acertou o canto do goleiro adversário. Logo depois, na saída de bola, o sistema defensivo baiano se atrapalhou e a bola sobrou para Guga, que também resolveu arriscar de fora da área, marcando o terceiro, aos 46.