O governo do Estado conseguiu, nesta terça-feira (26), autorização da Assembleia Legislativa para criar a bolsa-atleta, destinada a apoiar jovens esportistas com idade entre 12 e 17 anos. O projeto foi aprovado por unanimidade, com 53 votos favoráveis.
Os valores das bolsas e a quantidade de participantes, contudo, ainda são incertos. A Secretaria do Esporte e Lazer informou, por meio de sua assessoria, que espera elaborar o edital do programa até o fim deste ano para executá-lo entre março e dezembro de 2024.
O projeto aprovado prevê que o benefício seja destinado a jovens vinculados a esportes federados. Ao menos 50% das bolsas ofertadas, conforme o governo, serão destinadas ao “esporte educacional”.
No caso das bolsas destinadas aos esportistas paralímpicos, a bolsa terá um valor 25% superior.
Em âmbito federal, há um bolsa atleta desde 2005. De acordo com o governo federal, o programa é “um dos maiores de patrocínio individual de atletas no mundo” e tem como público “atletas de alto rendimento que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais de sua modalidade”