Atual campeão e líder da temporada do World Surf League (WSL), o circuito mundial de surfe, o brasileiro Filipe Toledo disputará a 10ª e última etapa do circuito, em Teahupo'o, no Taiti, a partir desta sexta-feira (11). A competição também servirá como evento-teste para os Jogos de Paris.
Na onda mais temida do mundo serão definidos os surfistas que se juntarão a Filipinho, o americano Griffin Colapinto e o australiano Ethan Ewing, na grande final da WSL, que será realizada em Trestles, no próximo mês de setembro.
Para melhorar seu desempenho em Teahupo'o, Filipe Toledo passou por um período de treinamentos com o local Matahi Drollet, que em 2018 o ajudou a conseguir o seu melhor resultado na etapa, quando alcançou a semifinal do evento, finalizando na terceira colocação. Curiosamente, Drollet será adversário do brasileiro na primeira bateria deste ano, junto com o australiano Liam O’Brien.
— Essa próxima etapa é muito importante pra mim. Quero ter um bom resultado para garantir a lycra amarela no Finals. Essa é uma ótima chance de praticar, ganhar ainda mais experiência no pico e ficar afiado nessas ondas para as Olimpíadas — comenta Filipinho.
Confira os confrontos da 1ª fase no Taiti:
- Bateria 1: Yago Dora (BRA), Ian Gentil (HAV) e Kelly Slater (EUA)
- Bateria 2: João Chianca (BRA), Jordy Smith (RSA) e Kauli Vaast (FRA)
- Bateria 3: Griffin Collapinto (EUA), Caio Ibelli (BRA) e Mihimana Braye (THA)
- Bateria 4: Filipe Toledo (BRA), Liam O’Brien (AUS) e Matahi Drollet (THA)
- Bateria 5: Gabriel Medina (BRA), Barron Mamiya (HAV) e Seth Moniz (HAV)
- Bateria 6: Joh John Florence (HAV), Kanoa Iagarashi (JAP) e Rio Wada (INA)
- Bateria 7: Jakc Robinson (AUS), Connor O'Leary (AUS) e Callum Robson (AUS)
- Bateria 8: Leonardo Fioravanti (ITA), Ryan Callinan (AUS) e Matthes McGillivray (RSA)