O jovem Lamine Yamal, de apenas 16 anos, foi revelado pelo Barcelona na temporada passada e desponta como uma das grandes promessas do futebol espanhol — inclusive, já é titular da seleção. Atacante pelo lado direito, a promessa já é uma realidade e titular tanto do time catalão como da equipe nacional.
Yamal encanta os amantes do esporte e chama a atenção da imprensa espanhola. Seu rosto foi estampado na capa dos principais jornais esportivos do país após o amistoso contra a Seleção Brasileira. Desde que surgiu pelo Barça, já se projetava sua convocação por parte do técnico Luis de la Fuente. O ponta-direita se tornou o jogador mais novo a vestir a camisa da seleção campeã que foi campeã mundial em 2010.
Descendente de famílias marroquina e guineense, Yamal nasceu em Mataró, uma província de Barcelona, na Espanha, no dia 13 de julho de 2007. O jovem canhoto de 1m80cm de altura se tornou o estreante mais jovem do Barcelona na La Liga, com apenas 15 anos, nove meses e 16 dias de vida. Na ocasião, ele entrou no final do jogo e atuou poucos minutos na vitória contra o Real Betis, ainda em junho de 2023.
Com a sequência de boas atuações desde a última temporada, outros clubes europeus já demonstraram interesse no jogador, segundo o jornal Marca. Mas, em outubro, o Barcelona renovou o contrato de Yamal até junho de 2026, com direito a uma multa rescisória bilionária.
Comparações com craques
Yamal começou nas categorias de base do Barcelona com apenas sete anos. Ele vestiu a camisa do time catalão muito mais novo do que Lionel Messi, por exemplo, que chegou ao clube quando tinha 13 anos.